Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Atividade de Shadowing — Aplicativo Maratona

Objetivo: Atualizar o progresso de leitura de um livro que estou lendo.

Para realizar a tarefa, inicio o aplicativo e acesso a tela de destaques, onde mantenho fixada minha estante com os livros que estou lendo atualmente. Ao abrir o aplicativo, sou direcionado à tela de destaques. A partir dela, seleciono o livro cujo progresso quero atualizar. Ao clicar no livro, é apresentado um menu com diferentes ações disponíveis. Seleciono a opção “Atualizar progresso”, que me direciona para a tela de atualização.

Nessa tela, verifico se a métrica utilizada para acompanhar meu progresso está selecionada corretamente. No meu caso, utilizo páginas. Em seguida, informo o número da última página que li. A data e o horário são preenchidos automaticamente com o momento atual, então não preciso alterá-los.

Até esse ponto, o processo é simples e acontece de forma relativamente automática, principalmente por ser uma tarefa que já realizei outras vezes. Mas então, há uma parte do processo que me chama atenção.

Normalmente, depois de informar a última página lida, clico automaticamente em “Confirmar”, esperando concluir a tarefa e sair do aplicativo. Entretanto, nesse momento o aplicativo apresenta um aviso informando que é necessário adicionar uma reação ou emoção antes de finalizar o registro. O aviso também apresenta uma justificativa para essa exigência e um link para o manifesto do aplicativo.

Mesmo utilizando o aplicativo com frequência, percebo que continuo esquecendo dessa etapa obrigatória. Quando o aviso aparece, preciso interromper o fluxo que já considerava concluído para escolher uma reação ou emoção.

A quantidade de opções disponíveis também gera uma dificuldade adicional. Passo algum tempo analisando as diferentes reações e tentando escolher aquela que melhor representa como me senti durante a leitura.

Em muitas situações, tenho dificuldade para descrever exatamente a minha experiência emocional com uma das opções disponíveis. Por conta disso, em algumas ocasiões acabo selecionando novamente uma reação que já utilizei anteriormente, não necessariamente porque ela representa melhor minha experiência, mas porque é uma maneira rápida de concluir a tarefa.

1 resposta

Olá, Camila! Como vai?

Parabéns pela realização das atividades!

Vi que você explorou de forma muito clara o fluxo de uso do aplicativo, destacou a importância da automatização para tornar a tarefa simples e ainda ressaltou a dificuldade gerada pela etapa obrigatória de escolher uma emoção antes de concluir o registro. Essa reflexão mostra atenção prática, visão crítica e consciência sobre como pequenos detalhes de design podem impactar a experiência do usuário.

Se quiser aprofundar ainda mais, algumas boas práticas são:

• Simplificação de escolhas: reduzir ou agrupar opções de reação para facilitar a decisão.
  • Design centrado no usuário: avaliar se etapas obrigatórias realmente agregam valor ou se podem ser opcionais.
  • Feedback adaptativo: permitir que o usuário personalize ou descreva livremente sua experiência, em vez de limitar a opções pré-definidas.

Continue postando as suas soluções! Além de ganhar pontos de XP na plataforma, você pode ajudar outros estudantes no fórum.

Ah, uma pergunta: o que você considera mais relevante para melhorar essa experiência, flexibilizar a obrigatoriedade da reação ou simplificar a quantidade de opções disponíveis para escolha?

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!