1
resposta

Atividade de autoavaliação - Desenvolvimento Pessoal

Em relação às reflexões advindas da autoavaliação, destaco:

1 - Em uma escala de 0 a 3, como você avalia a sua liderança pessoal? Acredito que me enquadro no score 1 da escala (eu tento trabalhar a liderança pessoal, reflito sobre isso e estou no início do meu desenvolvimento, porém raramente consigo colocar em prática e acredito que posso melhorar em pontos específicos), pois ainda estou iniciando o desenvolvimento dessas habilidades pessoais.

2 - Por qual motivo eu gostaria de aprimorar a minha liderança pessoal? Desejo alcançar metas e objetivos através da auto-organização e disciplina, reduzindo o estresse ocupacional ocasionado por não trabalhar a liderança pessoal e a autogestão.

3 - Quais são as minhas dificuldades e facilidades com este desenvolvimento? As minhas dificuldades se concentram na procrastinação e dificuldade de manter foco em uma única atividade, pois em virtude da dinâmica de trabalho sou provocada a atender muitas demandas simultanemanete. Já as facilidades estão no fato de que gosto de criar coisas novas e experimentar novos métodos, além de ter boa receptividade a mudanças.

1 resposta

Oi, Keyciane! Tudo bem?

Obrigado por compartilhar suas reflexões sobre a autoavaliação de liderança pessoal. É um passo importante reconhecer onde estamos e onde queremos chegar.

Pelo que você descreveu, você se encontra no início do desenvolvimento da sua liderança pessoal, mas já está ciente das áreas que gostaria de melhorar, como a procrastinação e a dificuldade de manter o foco. Isso é um ótimo começo, pois a autoconsciência é essencial para o crescimento.

Para lidar com a procrastinação e melhorar o foco, uma estratégia prática pode ser o uso de técnicas como o método Pomodoro, que envolve trabalhar em blocos de tempo focados, seguidos de pequenos intervalos. Isso pode ajudar a manter a concentração e reduzir a sensação de sobrecarga com múltiplas demandas.

Além disso, como você já tem facilidade em experimentar novos métodos e é receptiva a mudanças, pode ser interessante buscar ferramentas de organização pessoal, como aplicativos de gestão de tarefas (por exemplo, Trello ou Todoist) que podem ajudar a estruturar suas atividades e prioridades.

Lembre-se de que o desenvolvimento de habilidades de liderança pessoal é um processo contínuo e não acontece da noite para o dia. O importante é continuar refletindo sobre suas práticas e buscar pequenas melhorias diárias.

Espero ter ajudado!

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar!

Abraços :)