a atividade 1.5 Redes locais virtuais tem um enunciado que não é claro e induz ao erro, pois não explica como se daria essa prova, nem qual é realmente o objetivoda criação das VLANS com a prova.
a atividade 1.5 Redes locais virtuais tem um enunciado que não é claro e induz ao erro, pois não explica como se daria essa prova, nem qual é realmente o objetivoda criação das VLANS com a prova.
é o seguinte: imagina a cena, os alunos fazendo prova na sala, e você quer dar um upgrade na segurança da rede. A pergunta é: qual seria a jogada certa pra criar VLANs nessa situação?
A resposta certa, tipo, é "Fazer uma VLAN pra cada grupo de alunos que tá fazendo a mesma prova". Ou seja, se tivermos, sei lá, três grupos de alunos mandando bala em provas diferentes, a ideia é ter três VLANs separadas. Cada VLAN ia isolar o tráfego da rede de cada grupo, dando um up na segurança e evitando que um grupo entre na onda do outro.
O Negócio de criar essas VLANs é melhorar a segurança da rede durante as provas, garantindo que cada grupo de alunos fique numa rede isolada e de boa, sem risco de um grupo meter o bedelho ou bisbilhotar o que o outro tá fazendo.
Quando se desenvolve uma infraestrutura de rede um dos focos iniciais é dividir a rede e depois faze-la se "enxergar".
Como realizar o controle dessa rede rede para conceder essas permissões? pense um pouco...
Caso não seja criada VLANS, nem realizada divisões em redes distintas, essa infraestrutura de rede seria uma vergonha, tanto em performance quanto em segurança, já que todos os pacotes iriam trafegar por um mesmo domínio de broadcast, criando "gargalos" e exposição de pacotes com dados sensíveis.
Após realizar a segmentação da rede, os profissionais na área realizarão a conexão entre as VLANS e redes que foram segmentadas ( vão "juntar" o que foi separado! ) .
Mas por que separar para depois juntar?
Depois que a rede estiver segmentada, a união é formada novamente, mas agora colocando o tão desejado controle, disponibilizando acesso aos servidores para que realmente precisa, controlando acesso a sites( como, por exemplo, liberar acesso as redes sociais apenas em horário de almoço para funcionários e bloquear para terceiros, controlar velocidade de conexão... ), entre uma infinidade de outras coisas.
Resumindo: agora vc tem total controle sobre a rede, coisa que vc não teria caso não tivesse subdividido ela.
Mas a questão da prova, eu acho q foi mais por questões didáticas mesmo, já que provavelmente há outras soluções mais simples.