1
resposta

Atividade bolinha pulsante

Eu fiz assim, acredito que funcionou bem! Mas ficou um pouco diferente do professor.

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = 'salmon';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function limpaTela() {

        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
    }

    var raio = 20
    var pulso = 1

    function atualizaTela () {

        limpaTela ();
        if (raio > 30) {
            pulso = -1
        } else if (raio < 20) {
            pulso = 1;
        }

        desenhaCirculo(350, 200, raio);
        raio = raio + pulso;
    }

    setInterval (atualizaTela, 20);

</script>
1 resposta

Olá Maiara! Tudo certo? Espero que sim. 🙂

Parabéns pelo empenho e dedicação nos estudos. Gostei de ver as mudanças no seu código!

Uma pequena ressalva seria a respeito da função desenhaCirculo. De forma diferente ao que o professor fez, você fixou uma cor específica para o círculo já dentro da função. Não há nada errado nisso, é uma abordagem diferente bastante utilizada. Porém, ao fazer isso, o parâmetro cor indicado na função acaba se tornando dispensável. Apesar do código funcionar, faz parte das boas práticas de código eliminar toda provável redundância, deixando-o mais intuitivo e clean possível.

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
                                         ^

        pincel.fillStyle = 'salmon';
                              ^
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

Continue os bons estudos! Quaisquer dúvidas, estou à disposição. 😉