1
resposta

Atividade 5w2h

O que?

• Preciso melhorar a minha comunicação assertiva na parte verbal Por que?
  • Creio que preciso tratar as pessoas desta forma. Isso vai dar um "up" em meus relacionamentos, de amizades por exemplo. Principalmente em exortações Quem?
  • Somente eu. Como?
  • Treinando uma escuta ativa, para que eu possa entender o outro e até mesmo, se nervoso, posso acalmar os nervos e pensar numa resposta melhor. Além disto, a escuta ativa pode me ajudar a não viajar quando alguém está falando comigo, assim, posso prestar mais atenção no que ela fala, o que me trás uma melhor visão sobre o assunto que estamos conversando. Treinar a objetividade em minhas frases para que me torne mais direto e preciso, sem enrolar. Incluindo, treinar a não ser tão passivo assim, pois, posso acabar assumindo uma responsabilidade que não é minha. Quanto me custa?
  • Na perspectiva financeira, nada, somente na parte de tempo e dedicação. Talves me faça sair da zona de conforto, tendo assim uma disciplina na mknha comunicação. Quando irei fazer?
  • A partir de hoje, em qualquer momento oportuno Onde?
  • Faculdade, casa, igreja, qualquer lugar em que me encontrar.
1 resposta

Oi, Felipe!

Obrigada por compartilhar.

Gostei da sua análise sobre a comunicação assertiva e como a escuta ativa pode ser uma ferramenta importante para melhorar suas interações. Sua disposição em treinar essa habilidade em diversos contextos, como você mencionou, é um passo essencial para alcançar esse "up" nos seus relacionamentos.

Uma dica: sempre que perceber que está ficando nervoso ou que está assumindo uma responsabilidade que talvez não seja sua, pause alguns segundos antes de responder. Esse simples exercício ajuda a manter o foco e evita reações automáticas.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!