Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Atividade 01 - Aula 09.

Olá! :)

Eu acho que eu tenho uma dúvida um pouco esquisita, na realidade nem eu sei direito qual é minha dúvida, vamos lá:

Eu entendi o "por que usar", mas eu não entendi direito a lógica do negócio do "como usar" Pego como exemplo o código abaixo, no for, ele cria uma variável "posicao", ok, mas depois que o for acontece, porque o if funciona normalmente mesmo dentro do for? O if vai ficar funcionando enquanto todas as arrays não forem verificadas? Eu poderia ter usado o while invés do for?

Eu posso colocar if dentro do for, ou dentro do while, ou vice-verse, assim, a vontade mesmo? Digo, claramente eu posso, visto que o código funciona normalmente. Eu realmente não sei se eu fui claro na dúvida, desculpa a confusão.

Inclusive, alguém tem recomendação de livros de estudos, matérias sobre esse tema? (while, for, if etc)

    function verifica() {
        var achou = false;
        for(var posicao = 0; posicao < segredos.length; posicao++) {
            if(input.value == segredos[posicao]) {
                alert("Parabéns! Você acertou o número secreto.");
                achou = true;
                break;
            }
        }
        if(achou == false) {
            alert("Você errou! :(");
        }
    input.value = "";
    input.focus();
    }
2 respostas

Oi Kaio tudo bem??

É normal sentir essas dúvidas no começo, faz parte do processo de aprendizagem.

Sim, você pode usar if dentro de for, ou while ou dentro de qualquer bloco e vice-versa e quantas vezes quiser. O uso é a vontade.

Poderia sim usar o while ao invés do for, a diferença é que antes do bloco while você tem que definir o valor da variável posicao e na ultima linha antes de fechar o block while você deve incrementar a variável posicao.

Nesse tópico https://cursos.alura.com.br/forum/topico-referente-ao-codigo-da-aula-09-manipulando-array-74154 explico para o aluno linha a linha o mesmo código da aula.

Quanto a livro tem esse daqui https://www.casadocodigo.com.br/products/livro-programacao

Espero ter ajudado!!!

solução!

Oi Kaio essas dúvidas são normais no começo e quanto mais você praticar e perguntar como você tá fazendo melhor pro seu aprendizado, você não necessitará de nenhum material extra para aprender sobre o (if while e for) esse curso aborda isso e tenho certeza que você vai aprender isso aqui no curso de Lógica, mas se mesmo assim quiser material adicional eu recomendo esse a documentação. Depois da resposta do André ainda ficou alguma dúvida ?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software