1
resposta

Atidade 5W2H

O que? (what) - Otimizar minha escuta ativa Por quê? (why) - Reduzir ou eliminar a impressão que causo nas pessoas que apenas minha opinião importa Quem? (who) - Eu Como? (how) - Procurando mais cursos na área e me dedicando diariamente em observar os momentos em posso exercitar mais minha escuta ativa Quanto? (how much) - De graça Quando? (when) - Todo dia, principalmente nas interações com o time. Onde? (where) - Reuniões e alinhamentos do trabalho

1 resposta

Olá, Casimiro.

Tudo bem?

Que bom ver seu empenho em melhorar suas habilidades de comunicação assertiva! Vamos dar uma olhada na sua aplicação do modelo 5W2H para otimizar sua escuta ativa:

  1. O que? (what) - Otimizar minha escuta ativa
  2. Por quê? (why) - Reduzir ou eliminar a impressão que causo nas pessoas de que apenas minha opinião importa
  3. Quem? (who) - Eu
  4. Como? (how) - Procurando mais cursos na área e me dedicando diariamente em observar os momentos em que posso exercitar mais minha escuta ativa
  5. Quanto? (how much) - De graça
  6. Quando? (when) - Todo dia, principalmente nas interações com o time
  7. Onde? (where) - Reuniões e alinhamentos do trabalho

Sua resposta está bem estruturada e segue o modelo 5W2H corretamente. Você definiu claramente o que deseja alcançar, o motivo, quem será responsável, como pretende fazer isso, o custo, a frequência e o local onde aplicará suas novas habilidades.

Para tornar isso ainda mais prático, aqui vão algumas sugestões adicionais:

  • Como? (how): Além de procurar cursos, você pode pedir feedbacks regulares dos colegas sobre sua escuta ativa. Isso pode te dar insights valiosos sobre como está progredindo.
  • Quanto? (how much): Mesmo que seja de graça, considere investir tempo específico para essa prática, como 15 minutos diários de reflexão sobre suas interações.
  • Quando? (when): Talvez definir horários específicos para praticar a escuta ativa, como nas primeiras reuniões do dia, pode ajudar a criar um hábito mais consistente.

Espero ter ajudado e bons estudos!