Olá, Casimiro.
Tudo bem?
Que bom ver seu empenho em melhorar suas habilidades de comunicação assertiva! Vamos dar uma olhada na sua aplicação do modelo 5W2H para otimizar sua escuta ativa:
- O que? (what) - Otimizar minha escuta ativa
- Por quê? (why) - Reduzir ou eliminar a impressão que causo nas pessoas de que apenas minha opinião importa
- Quem? (who) - Eu
- Como? (how) - Procurando mais cursos na área e me dedicando diariamente em observar os momentos em que posso exercitar mais minha escuta ativa
- Quanto? (how much) - De graça
- Quando? (when) - Todo dia, principalmente nas interações com o time
- Onde? (where) - Reuniões e alinhamentos do trabalho
Sua resposta está bem estruturada e segue o modelo 5W2H corretamente. Você definiu claramente o que deseja alcançar, o motivo, quem será responsável, como pretende fazer isso, o custo, a frequência e o local onde aplicará suas novas habilidades.
Para tornar isso ainda mais prático, aqui vão algumas sugestões adicionais:
- Como? (how): Além de procurar cursos, você pode pedir feedbacks regulares dos colegas sobre sua escuta ativa. Isso pode te dar insights valiosos sobre como está progredindo.
- Quanto? (how much): Mesmo que seja de graça, considere investir tempo específico para essa prática, como 15 minutos diários de reflexão sobre suas interações.
- Quando? (when): Talvez definir horários específicos para praticar a escuta ativa, como nas primeiras reuniões do dia, pode ajudar a criar um hábito mais consistente.
Espero ter ajudado e bons estudos!