Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Atibuição DHCP à sub-redes

Bom dia a todos.

Na aula 5, o professor conclui o curso mostrando o conceito de sub-redes, e estas por sua vez sendo subdivididas em redes menores. Na penúltima vídeo aula(10, antes da conclusão). Ele atribui, via terminal, dentro de cada pool DHCP o endereço IP da rede já subdividida, bem como o seu gateway(default-router). Sendo assim, as outras redes que estão segmentadas não deixam de se comunicar com o servidor DHCP, já que o pool DHCP agora está configurado de acordo com uma sub-rede específica??

Em uma rede subdividida, eu preciso configurar manualmente em cada uma delas o servidor(pool) DHCP?

Um mesmo pool DHCP consegue, ao mesmo tempo, receber mais de uma configuração e trabalhar com mais de uma rede?

Att,

1 resposta
solução!

Boa tarde, Thomas!

O servidor DHCP é o roteador, e nele está configurado um pool pra cada sub-rede. Dessa forma não perdem a comunicação com o servidor DHCP, pois cada estação receberá seu IP e Gateway do mesmo roteador, porém em sub-redes diferentes.

Se você vai distribuir IPs por DHCP em mais de uma rede, precisa configurar um pool pra cada sub-rede e dentro desse pool apontar o default-router (gateway da rede).

Só pode ter uma sub-rede configurada no pool, até porque você terá que apontar uma máscara que vai dizer a parte do endereço que corresponde a rede. O que você pode ter é mais de um pool de endereços para uma mesma rede.

Espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software