Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Até que ponto usar um código verboso é uma má prática ou apenas uma opção

Tanto no curso anterior como nesse, sempre existe o comentário de "tem como deixar o código menos verboso?", geralmente aplicando Arrow Functions. Eu até entendo que isso diminui o código, fazendo a mesma instrução em menos linhas, mas na minha opinião, usando um código mais verboso é mais fácil de ler. Dai queria saber, se a questão do "verboso" é uma questão de gosto de quem está programando, ou se é considerado uma má prática de programação.

2 respostas

Olá Desiree, tudo bem ?

Acredito que vai depender do conceito de verboso que estamos utilizando, tipicamente o que eu penso como verboso é um código em que poderíamos fazer a mesma coisa de uma forma mais enxuta, porém sem atrapalhar a leitura

Aqui temos o seu ponto de legibilidade, mas temos que pensar também, estamos pensando na capacidade de quem ler aquele código?

Por exemplo, arrow functions que você citou deixam o código muitas vezes muito menos verboso o código, e também, mais legível, por exemplo:

const elementos = [ 1, 2, 3, 4, 5, 6];

elementos.map( function( elemento){
    return elemento * 2;
});

elementos.map( elemento => elemento * 2)

Ao longo dos estudos, um desenvolvedor javascript já tem uma certa proficiência de compreender que o map recebe como parâmetro uma função que será aplicado sobre cada elemento, então da primeira forma pode parecer até um pouco redundante, enquanto da segunda tem uma certa "limpeza"

Por outro lado, tentar diminuir ao máximo a verbosidade, pode gerar uma outra má prática que é não ter um código com boa legibilidade, então as vezes fazemos um aninhamento de arrow functions em uma linha que precisamos pensar muito para entender o que está acontecendo, sendo que poderíamos quebrar em pequenos blocos :)

De vez em quando algumas pessoas começam a pensar em verbosidade como diminuir a quantidade de linhas, ou tamanho de nomes, normalmente essas práticas em querer diminuir algo podem trazer um problema de leitura, e nesse ponto acredito que é importante ver as arrow functions não como uma maneira de diminuir linhas e sim trazer o comportamento esperado de uma forma mais simples

Então é saber dosar, privilegiando recursos importantes da linguagem, entretanto focando em ter um código com uma carga cognitiva baixa, para que outro desenvolvedor não tenha que pensar muito para descobrir o que está acontecendo dentro daquela parte, para que a manutenção seja feita de maneira mais tranquila

Por fim acredito que é importante perceber que para códigos mais pessoais, você pode enxergar algo que o instrutor fez e achar que ficou com uma péssima leitura e alterar para outra forma ( eu mesmo fiz muito disso em alguns cursos) que ache melhor, da mesma forma que trabalhando em grupo as vezes iremos aumentar ou diminuir a verbosidade para manter um padrão que satisfaça todos!

Abraços e Bons Estudos!

solução!

Muito obrigado pela resposta!