Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Até que ponto aplicar essa lei é uma boa alternativa?

Realmente faz sentido, se você diminuir a quantidade de opções de um usuário, ele vai conseguir escolher alguma coisa mais rápido, mas aparentemente para mim, isso se choca com outra ideia, a ideia de atender o usuário, se eu tenho 10 categorias de gravatas e só mostro na tela inicial 5. Onde estão as outras 5? E se meu usuário quisesse encontrar mais rápido uma dessas 5 categorias que eu retirei? Como isso é decidido no dia a dia? Qual critério? Bom senso?

2 respostas
solução!

Bom dia jefferson, tudo bem 8D

É um questinamento interessante, eu li um livro uma vez que o nome era "não me faça pensar" e ele abordava bastante sobre essa ideia de usabilidade.

Pensando no ponto de vista de venda imagine que, se você tem muita opção, o usuário que não tem em mente exatamente o que quer, passa muito tempo escolhendo e isso reduz a probabilidade dele efetuar a compra ou navegar no seu site, devido ao tempo gasto.

Se o usuário sabe o que quer, ele vai direto ao ponto, qual categoria ele tem interesse.

Na minha visão uma boa solução para o seu questionamento seria:

  • Baseado nas estátisticas de venda do site, deixar uma quantidade reduzida de gravatas na tela inicial, neste caso os modelos que possuem maior quantidade de venda.

  • Para o usuário que já tem uma ideia do modelo que quer (que é uma quantidade menor de usuários), pode exisitr um botão, sem muita enfâse, mas de fácil acesso, com os dizeres, todas as categorias, permitindo o próprio usuário escolher ver mais opções.

Acredito que trabalhando assim, você fecha bem este gap que você encontrou de no caso a empresa possuir mais modelos.

Claro, isso vai muito do público que acessa o site e da resposta que eles terão com essa mudança.

O que você acha?

Pelo o que estou entendendo, essas ferramentas e técnicas não são regras que são utilizadas sempre, são mais coisas que você tem que entender para lidar com algum tipo de situação e resolver um problema. Pois se forem utilizadas sempre, elas causarão sob efeito dominó outros problemas. Diante da situação que eu passei, você me deu uma solução, agora, para ver se daria certo ou não, vai mais de acordo com os testes né? Cada caso é um caso. De qualquer forma, obrigado, vou amadurecendo as ideias conforme o tempo vai passando.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software