Bom dia jefferson, tudo bem 8D
É um questinamento interessante, eu li um livro uma vez que o nome era "não me faça pensar" e ele abordava bastante sobre essa ideia de usabilidade.
Pensando no ponto de vista de venda imagine que, se você tem muita opção, o usuário que não tem em mente exatamente o que quer, passa muito tempo escolhendo e isso reduz a probabilidade dele efetuar a compra ou navegar no seu site, devido ao tempo gasto.
Se o usuário sabe o que quer, ele vai direto ao ponto, qual categoria ele tem interesse.
Na minha visão uma boa solução para o seu questionamento seria:
Baseado nas estátisticas de venda do site, deixar uma quantidade reduzida de gravatas na tela inicial, neste caso os modelos que possuem maior quantidade de venda.
Para o usuário que já tem uma ideia do modelo que quer (que é uma quantidade menor de usuários), pode exisitr um botão, sem muita enfâse, mas de fácil acesso, com os dizeres, todas as categorias, permitindo o próprio usuário escolher ver mais opções.
Acredito que trabalhando assim, você fecha bem este gap que você encontrou de no caso a empresa possuir mais modelos.
Claro, isso vai muito do público que acessa o site e da resposta que eles terão com essa mudança.
O que você acha?