Não entendi. se eu( usuário) envio um email conforme exemplo citado e tenho a resposta na hora, não é um evento assíncrono?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Não entendi. se eu( usuário) envio um email conforme exemplo citado e tenho a resposta na hora, não é um evento assíncrono?
Oi Edicleyde, tudo bem?
Entendo que o conceito de eventos assíncronos pode parecer um pouco confuso no início, mas vou tentar te explicar de uma forma mais clara.
No exemplo que você mencionou sobre enviar um e-mail, vamos supor que você preenche um formulário de contato em um site. Quando você clica em enviar, o servidor recebe a requisição e envia o e-mail para o destinatário. Em seguida, você recebe uma resposta informando que o e-mail foi enviado.
Nesse caso, o envio do e-mail não é um evento assíncrono, pois você recebe a resposta na hora. O processamento acontece de forma síncrona, ou seja, você precisa esperar o envio do e-mail ser concluído para receber a resposta.
Porém, existe uma forma de tornar esse processo assíncrono. Em vez de enviar o e-mail imediatamente, o servidor pode salvar essa requisição em uma fila de mensagens. Em seguida, ele responde para você informando que o e-mail foi enviado.
Depois de enviar a resposta, o servidor irá tentar enviar o e-mail da fila. Se o envio falhar, ele pode tentar novamente e, caso não consiga enviar, pode te notificar posteriormente informando que houve um problema.
Essa abordagem assíncrona permite que você receba a resposta mais rapidamente, pois o processamento do envio do e-mail acontece em segundo plano, sem te prender esperando.
Espero que essa explicação tenha te ajudado a entender melhor o conceito de eventos assíncronos.
Um abraço e bons estudos.