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Assim a bolinha varia nos dois eixos e ao bater na margem volta.

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    function desenhaCirculo(x, y, raio) {

        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }
    function limpaTela(){
        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
    }

    var x = 20;
    var y = 20;
    var sentidox = 1;
    var sentidoy = 1;


    function atualizaTela() {
        limpaTela();
            if (x > 580){
                sentidox = -1;
            }
            else if ( x < 20) {
                sentidox = 1;
            }
            if (y > 380){
                sentidoy = -1;
            }
            else if ( y < 20) {
                sentidoy = 1;
            }
        desenhaCirculo( x, y ,10)
        x = x + sentidox;
        y = y + sentidoy;
    } 

    setInterval(atualizaTela, 5);

</script>
4 respostas

Que legal. Eu gosto de ficar inventando também.

Tenho um desafio se você quiser. O desafio é fazer a bolinha ficar mudando de cor aleatoriamente. Topa?

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var corpaleta=['blue', 'green', 'yellow','orange','red','brown','black'];

    function mudacor() {
        cor = corpaleta[Math.round(Math.random()*7)]

    }



    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }
    function limpaTela(){
        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
    }

    var x = 20;
    var y = 20;
    var sentidox = 1;
    var sentidoy = 1;


    function atualizaTela() {
        limpaTela();
            if (x > 580){
                sentidox = -1;
            }
            else if ( x < 20) {
                sentidox = 1;
            }
            if (y > 380){
                sentidoy = -1;
            }
            else if ( y < 20) {
                sentidoy = 1;
            }
        desenhaCirculo( x, y ,10, cor)
        x = x + sentidox;
        y = y + sentidoy;
    } 

    setInterval(atualizaTela, 15);
    setInterval(mudacor,1000);
</script>
<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var corpaleta=['blue', 'green', 'yellow','orange','red','brown','black'];

    function mudacor() {
        cor = corpaleta[Math.round(Math.random()*7)]

    }



    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }
    function limpaTela(){
        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
    }

    var x = 20;
    var y = 20;
    var sentidox = 1;
    var sentidoy = 1;


    function atualizaTela() {
        limpaTela();
            if (x > 580){
                sentidox = -1;
            }
            else if ( x < 20) {
                sentidox = 1;
            }
            if (y > 380){
                sentidoy = -1;
            }
            else if ( y < 20) {
                sentidoy = 1;
            }
        desenhaCirculo( x, y ,10, cor)
        x = x + sentidox;
        y = y + sentidoy;
    } 

    setInterval(atualizaTela, 15);
    setInterval(mudacor,1000);
</script>

Legal, continue assim e bons estudos!!!