4
respostas

Assertividade vs Agressividade

Eu, enquanto mulher aos 28 anos, iniciando um papel de supervisão em tecnologia com um time cuja maioria são pessoas mais velhas do que, venho tendo muita dificuldade em encontrar um equilíbrio.

Gostaria de dicas de pessoas que já passaram por isso, em como encontrar essa linha tênue entre a assertividade e, logo, o respeito dos seus subordinados, sem esbarrar na agressividade - principalmente em um time em que a lingua principal é o inglês.

4 respostas

Olá, Camila. Tudo bem?

Essas dificuldades acabam sendo presentes em nossa trajetória e a busca desse equilíbrio certamente é um desafio.

Espero que em breve possa receber dicas de pessoas com função semelhante.

Bons estudos.

Caramba, com certeza é um baita desafio, Camila!

Nos últimos meses tenho estudado sobre Comunicação Não-Violenta (CNV) e isso tem trazido muitos insights sobre hábitos, a forma como nos relacionamos e a importância de demonstrar nossa vulnerabilidade também. Aqui na Alura mesmo tem alguns conteúdos sobre CNV.

Tenho certeza que você tem muita competência para estar neste lugar hoje, então espero, de verdade, que encontre esse equilíbrio!

Olá Camila! Como vai?

Liderando pessoas aprendi que uma etapa importante para encontrar equilibro é alinhar expectativas.

Vale uma conversa com o time para entender o que cada um espera da sua e de uma liderança.

Desmostrar escuta ativa nesse alinhamento vai quebrar barreiras, te aproximar do time e ajudar a ser assertiva nas iniciativas e acompanhamento com cada um.

Esse papo vai abrir portas para você alinhar também o que é esperado de cada um, alinhar entregavéis e rotinas para acompanhar a performance e aplicar feedbaks.

Olá, Camila! Espero que esteja bem :)

Já passei por esse momento, e o que indico, é o alinhamento de expectativa dos integrantes do time. Saber o que eles esperam da liderança, e o que você espera deles também, para chegarem num lugar comum. Além disso, fazer feedbacks, levando a situação de forma clara, o comportamento que a pessoa teve, e o impacto disso no cenário em que atuam, ajudam a todos olharem para a mesma direção e buscarem uma solução efetiva.

Espero ter ajudado, e que encontre o equilíbrio esperado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software