2
respostas

Assertividade e utopia

Belíssimo vídeo. Eu também gostaria de saber por que temos tanto medo de dizer a verdade uns para os outros. Conheço uma pessoa que é tão sincera que às vezes comete "sincericídio". Mas sabe de uma coisa? Eu me sinto tão segura ao lado dela... Eu sei que está sempre se expressando de uma forma verdadeira e é tão libertador! Porém, eu não creio que as pessoas em geral gostem disso. A nossa sociedade se baseia em muito fingimento e em mentiras. Creio que aprender a ser assertivo seria um meio termo nessa história toda. Poderíamos abrir o nosso coração sem precisar ferir e nem magoar ninguém.

2 respostas

Sua reflexão está excelente — profunda, sensível e muito alinhada com o que a aula propõe. Vivemos numa sociedade onde, muitas vezes, a sinceridade assusta, porque estamos acostumados com filtros, máscaras e “meias verdades”. Concordo totalmente que a assertividade é esse “meio termo” tão necessário entre o silêncio que anula e a franqueza que fere. Ser assertivo é justamente expressar o que sentimos e pensamos com clareza, respeito e empatia — algo raro, mas possível com prática e autoconhecimento.

Essa pessoa que você mencionou, que se comunica com sinceridade plena, provavelmente transmite segurança porque você sabe que não vai receber um discurso ensaiado ou manipulado. E isso é valioso! Ao mesmo tempo, como você bem apontou, nem todos estão prontos para esse tipo de entrega — por isso a assertividade entra como um equilíbrio saudável: é possível ser honesto sem ser invasivo.

Acho que se mais pessoas praticassem essa escuta ativa, combinada com uma comunicação sincera e respeitosa, as relações seriam muito mais autênticas e leves. :)

Sim, Gabriela, você tem razão! Obrigada pelo comentário.