2
respostas

ASP.NET Core

Olá amigos Alura, estou terminando o C# Fundamentals com vocês (C#1, C#2, C#3); meu primeiro alvo e iniciar projetos ASP.NET Core e seguir aprendendo tudo de "C# Microsoft" como Xamarim, UWP, que como já disse e minha linguagem do coração ;); sendo assim, descobri que os websites que estou criando pra minha empresa pode ficar muito interessante se eu usar o ASP.NET Core MVC no front-end tb, usando uma mistura de MVC Core com Bootstrap e até mesmo Angular 2, isso é verdade ? Realmente ficaria bom ? Eu gosto do estilo HTML5 e CSS3 com JavaScript, porém adicionar minha linguagem do coração nisso tudo seria interessante ...

Seguirei nos estudos com HTML5 e CSS3 II > JavaScript > EcmaScript > Typescript > Bootstrap > ASP.NET Core ... Pra no final poder juntar no meu Visual Studio 2017 o typescript o bootstrap que até parece que ja vem padrão com o ASP.NET Core ... Esse é o caminho correto ? E; no caso do EcmaScript, o Bootstrap já usa ele ? Ou pra usar EcmaScript nos meus codigos com ASP.NET Core não poderei optar pelo Bootstrap ?

E o Angular 2 onde entra nessa história ? Tb entra simples com linhas de comandos dentro do codigo ? Isso não tornaria o código, vamos se dizer, "pesado" não?

Grd abraço pessoal,

Alura, sempre a melhor !!! ;)

2 respostas

Olá, Osvaldo, muito obrigado por prestigiar nossos cursos!

Olá amigos Alura, estou terminando o C# Fundamentals com vocês (C#1, C#2, C#3); meu primeiro alvo e iniciar projetos ASP.NET Core e seguir aprendendo tudo de "C# Microsoft" como Xamarim, UWP, que como já disse e minha linguagem do coração ;); sendo assim, descobri que os websites que estou criando pra minha empresa pode ficar muito interessante se eu usar o ASP.NET Core MVC no front-end tb, usando uma mistura de MVC Core com Bootstrap e até mesmo Angular 2, isso é verdade ? Realmente ficaria bom ? Eu gosto do estilo HTML5 e CSS3 com JavaScript, porém adicionar minha linguagem do coração nisso tudo seria interessante ...

O ASP.NET Core possui algumas vantagens, como:

  • Open Source
  • Multiplataforma (pode rodar em Linux, Windows, Mac)
  • Possui injeção de dependência nativa (não precisa instalar um framework à parte para isso)
  • Modularidade (tem uma arquitetura mais "enxuta" que faz diferença quando você hospeda a aplicação na nuvem)
  • Permite rodar em IIS ou no próprio processo da aplicação
  • Arquitetura que facilita configurações na nuvem
  • Distribuído inteiramente como pacotes no NuGet
  • Possui ferramentas de desenvolvimento de web modernas

Assim como já acontecia com ASP.NET 4x, o ASP.NET Core já vem com Bootstrap. Para rodar Angular 2 você precisa instalar os pacotes (veja o curso de Angualr 2 aqui, com o instrutor Flávio Almeida: https://www.alura.com.br/curso-online-angular2-parte1)

Seguirei nos estudos com HTML5 e CSS3 II > JavaScript > EcmaScript > Typescript > Bootstrap > ASP.NET Core ... Pra no final poder juntar no meu Visual Studio 2017 o typescript o bootstrap que até parece que ja vem padrão com o ASP.NET Core ... Esse é o caminho correto ? E; no caso do EcmaScript, o Bootstrap já usa ele ? Ou pra usar EcmaScript nos meus codigos com ASP.NET Core não poderei optar pelo Bootstrap ?

Acho que você pode até antecipar o estudo do Bootstrap e vê-lo antes do JavaScript, pois o Bootstrap requer pouca ou nenhuma programação. Quanto ao EcmaScript, você pode ver as novidades do ES6 nos cursos de JavaScript da Alura (https://www.alura.com.br/curso-online-javascript-es6-orientacao-a-objetos-parte-1)

E o Angular 2 onde entra nessa história ? Tb entra simples com linhas de comandos dentro do codigo ? Isso não tornaria o código, vamos se dizer, "pesado" não?

O Angular 2 é um framework poderoso para criação de SPAs (Single Page Applications) e aplicações dinâmicas robustas, mas não necessariamente "pesado". De fato, ele é mais "leve" que seu antecessor. Nos nossos cursos seguimos uma linha para orientar os alunos a aderirem às boas práticas e manterem o código "enxuto" sempre que possível.

Grd abraço pessoal,

Alura, sempre a melhor !!! ;)

Muito obrigado, Osvaldo, um abraço!

Obrigado novamente Marcelo, mas uma vez me deu ótimas orientações sobre minhas duvidas, seguirei sua indicação e farei o Bootstrap antes do JS ...

Marcelo pra fechar redondinho esse topico; se eu pego um plano nuvem dedicado pra rodar o ASP.NET Core e todas minhas coisas ou tb um plano normal de Hospedagem mas que roda ASP.NET , poderei trabalhar so com ele né ? Um exemplo peguei uma hospedagem dedicada Cloud, dentro dessa hospedagem Cloud eu estarei criando meus sites da minha empresa usando o ASP.NET Core com bootstrap angular html js e css ; porém, preciso de um CMS ASP.NET pra rodar o ecommerce, o NopCommerce que gostei ele n roda Core ainda ... Talvez na proxima atualização eles já avisaram que pode ser que já rode; então, nessa mesma hospedagem, seria possível eu rodar um ecommerce em ASP.NET e meus demais sites com ASP.NET Core ? Minha dúvida é pq pelo que entendi no Windows Server com Core, o IIS fica tipo um frontend pro Kestrel, que no caso ou eu teria que rodar o Core ou ASP.NET 4 é isso mesmo ? No caso de ter que escolher ai no caso teria que criar os sites usando asp.net 4 mesmo , pra aproveitar meu cloud privado , trabalhar websites usando asp.net com MVC , eu posso criar site como falamos acima com asp.net 4 da forma que o Core trabalha ? tipo HTML/JS/CSS , bootstrap angular ? Ou apenas o Core me permite trabalhar assim ? Pois queria aproveitar a hospedagem, pois o plano Cloud privado serve pra todas minhas coisas e sobra , mas o valor é alto, se eu tiver que ter um asp.net core e um asp.net 4, entendeu ? Quero trabalhar muito com o Core, mas qualquer coisa é facil hospedar meus projetos Core apenas pra testes tenho meios free excelentes pra isso ...

Abraço, Marcelo !!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software