5
respostas

ASP.Net

Boa tarde gostaria de saber se asp.net MVC é muito ultilizado no mercado de trabalho hoje em dia.

Ou java é muito melhor, mais vantagens em relação a ele?

5 respostas

Oi, Leonardo!

O ruim nesse caso é que não tem como te dar números exatos. No máximo eu posso passar a impressão que eu tenho vendo no meu LinkedIn e pela situação dos meus amigos desenvolvedores em .NET. Tem bastante coisa no mercado brasileiro sim para .NET, principalmente em São Paulo. E vi algumas coisas no RJ também.

Quanto a comparação do Java, isso é mais complicado ainda. Eu desenvolvo nas duas tecnologias e posso dizer que não tem uma melhor no geral, pois depende muito de uma série de fatores como, por exemplo, ambiente (windows/linux), produtos, objetivo, etc.

É tanta coisa que, dependendo do cenário, Java pode ser melhor, quanto .NET pode ser melhor (ou até mesmo outra tecnologia!).

Sem contar que tem a questão da preferência pessoal do programador. Alguns se sentem mais confortáveis com o Java, outros com o .NET.

No nosso universo pra definir se uma parada é melhor q a outra a gente tem q ter contextos pra ter uma opinião saca? Windows ou Linux, C# ou Java, SQL Server ou Oracle, Coca ou Pepsi... kkkkk agora, se o contexto for, ganhar mais dinheiro aqui na Regiao de Minas Gerais, tao pagando muito bem pra Analista de Sistemas Pleno tanto em Java e .NET na casa dos 4k ate 7k . E sim, ASP .NET MVC é muito utilizado por aqui também :)

No Ceviu (www.ceviu.com.br) vc pode fazer uma pesquisa mais refinada e ver algumas oportunidades que estão rolando por ai e qual a media salarial.

Muito obrigado pessoal to com duvida entre me focar em Java ou .NET

Cara, tbm to com a msm duvida... so sei que focar nos dois vai precisar de muuuuito tempo disponivel e profissional do ramo pra ajudar. Focar em um só é melhor, como eu sou fanboy da microsoft (kkkkk) eu to indo de .NET :)

A curva de aprendizado do .NET é menor e você tem menos coisas que você tem que se manter. Muita coisa já tem pronta no framework da Microsoft. Ponto positivo para Microsoft.

Enquanto que no Java, muita coisa você tem que implementar ou são tantas opções interessantes de frameworks no mercado de Java que se torna muita coisa para conhecer. Ponto negativo para o Java.

Porém, para Microsoft ter essas vantagens de menos coisas para fazer e mais facilidade, você paga o preço de ficar restrito à alguns produtos e plataformas específicas da Microsoft, onde muitas delas tem bugs e problemas sérios (IIS é um horror) que você depende que a Microsoft corrija e nem sempre é na velocidade que você precisa. A Microsoft está tentando mudar isso fazendo o .NET Core multiplataforma, mas ainda tá muito distante do Java nesse ponto. Ponto negativo para Microsoft.

Já o Java, alcança várias plataformas possíveis e imagináveis e, por ser possível qualquer um implementar um servidor, um framework ou o que seja, você tem inúmeras opções para escolher trabalhar e com uma tonelada de gente dando suporte naquele produto garantido uma entrega de correções mais rápida. E, na pior das hipóteses, você mesmo pode corrigir e submeter a correção com aquilo que precisa. Ponto positivo para o Java.

Por isso que eu disse, não há melhor ou pior. Mas é certo que você vai ter que escolher um como especialidade. Eu sugiro que tente estudar e ver os dois. O que você se identificar mais e achar mais interessante, investe.