Olá amigos do Fórum!
Muito se fala sobre o uso das LLM (Large Language Model) nos mais diversos ambientes das equipes de engenharia. Seja lendo e pré-respondendo um e-mail, seja ajudando a codar, seja trocando idéias sobre um projeto, etc. Em vários ambientes e diferentes equipes ela pode ser usada.
Já vi muita gente dizendo que 70% do mercado já usa de alguma forma pelo menos alguma dessas tecnologias no dia-a-dia (seja via API, seja chamando direto no chat, até retreinando e fazendo uma LLM mais "exclusiva" para uso específico/exclusivo, etc.).
Estou entrando no meu último ano da graduação em Engenharia de Software e achei que seria interessante fazer uma pesquisa de campo sobre esse tema.
Comecei a buscar artigos sobre LLM, (e acreditem é bom e ruim ao mesmo tempo, pq são dezenas de artigos publicados diariamente, é bom que tenha material, mas é ruim q tenha tanto material pra filtrar), mas ainda não encontrei nenhum que referenciava esses "70% do mercado", nem nenhum que falava do uso específico das equipes envolvendo a construção/manutenção de softwares.
Venho através deste pedir aos colegas aqui, se conhecerem pra me encaminhar o endereço web, ou o nome do artigo e seu(ua)(s) autor(a)(s).
Ficarei muito grato!
Obs.: único lugar que encontrei algo pra me basear foi o Stack Overflow Developer Survey 2023 (que é ótimo e será meu ponto de partida por sinal), mas, nenhum artigo "acadêmico".
Quero fazer algo bem legal mas quero ter uma boa base e fazer algo diferenciado. Por isso preciso conhecer esses artigos que revelam esses números para poder entender sua metodologia e fazer a minha, mais direcionada ou não pra algum uso específico/área/time/etc.
Muito obrigado pra quem leu até aqui e está disposto a me ajudar.