1
resposta

Array e Objeto

Me parece que estes dois tem bastante em comum, e quando eu estava pensando sobre organizar o código me vinha em mente o uso do array. Depois da aula vi que o uso do objeto é bem interessante também. Qual a diferença entre eles e quando eu devo usar um ou outro?

1 resposta

Olá Gabriel, tudo bem com você?

Arrays e objetos são recursos extremamente importantes e tipicamente iremos utilizar bastante em todos nossos programas :)

Normalmente iremos utilizar objetos para agrupar dados e informações que tem algo em comum, por exemplo no caso do paciente

• nome
  • peso e altura
  • imc

Tudo são dados que não tem sentido sozinho, entretanto quando criamos o objeto:

var paciente =  {
    nome: "Paciente",
    peso: 50,
    imc: 30
}

Agora sabemos que todos esses dados tem sentido dentro desse objeto de pacientes

Iremos utilizar arrays quando queremos agrupar informações, onde cada uma faz sentido sozinha, então criar algo como:

var paciente = [ "Paciente", 50, 30 ] 

Não seria legal, pois quem usa não tem ideia se 50 indica peso, ou imc, ou até o número do sapato

Mas podemos utilizar os arrays para armazenar um conjunto de pacientes:

var pacientes = [ paciente1, paciente2, paciente3]

Onde cada paciente é um objeto, e veja que dessa maneira, cada elemento do array tem sentido sozinho :)

Podemos ter arrays dentro de objetos também, por exemplo:

var aluno = {
    nome: "José",
    turma: "8º ano",
    notas: [ 10, 9, 7.5, 5]
}

Então a ideia é essa, para agrupar informações que só fazem sentido juntas iremos utilizar objetos, quando queremos agrupar informações que por si só já fazem sentido iremos utilizar arrays :)

Mas fica tranquilo que durante o curso iremos abordar muitos sobre esse assunto!

Abraços e Bons Estudos :)