2
respostas

Array

Consegui fazer as barras "na martelada". Desenhei retângulo por retângulo e escrevi os textos sem usar a função desenhaBarra porque não me lembrava como fazer Arrays. Depois, vendo a solução do professor, tive dificuldade para entender essa parte:

for (var i = 0; i < serie.length; i++) {
        var altura = serie[i];
        desenhaRetangulo(x, y + somaAltura, 50, altura, cores[i]);
        somaAltura = somaAltura + altura;
    }

Lembro do curso anterior, do professor ter dito que a propriedade "length" retorna o número de elementos do array. Mas, mesmo assim, estou com dificuldade par entender a lógica. E também não entendo como o programa consegue entender que quando eu digo só "serie" estou me referindo à variável serie2015 (ou serie2016). Confesso que estou perdida aqui. Adoraria ter uma explicação mais detalhada disso...

2 respostas

Sobre o laço de repetição for:

Ele é composto de três espaços.

for(espaço1; espaço2; espaço3) {
// Aqui vão os comando que serão repetidos
}

O espaço1 determina a declaração da variável de controle. No exemplo é a variável i que começa valendo 0.

O espaço2 determina a condição para a repetição do laço. No exemplo, temos que no início de cada repetição, o for irá perguntar "a variável i vale menos que o número de elementos do array serie? Se vale, repetir o bloco". Na primeira repetição temos 0 < 4, depois 1 < 4, depois 2 < 4, depois 3 < 4. Quando atingirmos 4 < 4, temos uma comparação falsa, portanto o for irá interromper as repetições.

O espaço3 determina o incremento de i após cada repetição. Com i++ ele aumentará de 1 em 1 unidade.

Sendo assim repetiremos o desenho dos 4 retângulos para i valendo 0, 1, 2 e 3, que são os índices dos arrays.

Em relação a sua dúvida sobre o uso de "serie" no lugar de "serie2015" ou "serie2016", isso ocorre porque esse for está dentro de uma função. A palavra serie é usada como um parâmetro da função. Quando chamarmos a função o Javascript irá substituir o conteúdo da array que passarmos como parâmetro no lugar de "serie". Assim:

// Aqui o código é executado levando em conta a serie2015
desenhaBarra(50, 50, serie2015, cores, '2015');

// Aqui o mesmo código é executado levando em conta a serie2016
desenhaBarra(150, 50, serie2016, cores, '2016');

Espero ter ajudado, estou começando então ainda não sei muito bem os termos técnicos.

Valeu. Vou precisar praticar bastante isso tudo.