1
resposta

Arquivos que já foram add ao Git não podem ser ignorados pelo .gitignore?

estou usando o Ubuntu, segue o código do terminal do status:

Arquivos não monitorados: (utilize "git add ..." para incluir o que será submetido)

marina

nenhuma modificação adicionada à submissão (utilize "git add" e/ou "git commit -a") root@desenv:/home/marinamicas/Documentos/CursosAlura/Git# git status No ramo master Changes not staged for commit: (utilize "git add ..." para atualizar o que será submetido) (utilize "git checkout -- ..." para descartar mudanças no diretório de trabalho)

modified:   .gitignore
modified:   ide-config

nenhuma modificação adicionada à submissão (utilize "git add" e/ou "git commit -a") root@desenv:/home/marinamicas/Documentos/CursosAlura/Git# git status No ramo master Changes not staged for commit: (utilize "git add ..." para atualizar o que será submetido) (utilize "git checkout -- ..." para descartar mudanças no diretório de trabalho)

modified:   .gitignore
modified:   ide-config

nenhuma modificação adicionada à submissão (utilize "git add" e/ou "git commit -a") root@desenv:/home/marinamicas/Documentos/CursosAlura/Git# git add .gitignore root@desenv:/home/marinamicas/Documentos/CursosAlura/Git# git commit -m "acho que deu certo o arquivo marina foi ignorado, mas o ide-config não" [master f221acd] acho que deu certo o arquivo marina foi ignorado, mas o ide-config não 1 file changed, 1 insertion(+) root@desenv:/home/marinamicas/Documentos/CursosAlura/Git# git status No ramo master Changes not staged for commit: (utilize "git add ..." para atualizar o que será submetido) (utilize "git checkout -- ..." para descartar mudanças no diretório de trabalho)

modified:   ide-config

nenhuma modificação adicionada à submissão (utilize "git add" e/ou "git commit -a") root@desenv:/home/marinamicas/Documentos/CursosAlura/Git#


Eu cheguei a fazer alterações dentro do arquivo marina, e depois que eu adicionei ele no .gitignore ele funcionou, não vê mais esse arquivo como se percebe no conteúdo do terminal.

Porém o arquivo ide-config, que foi adicionado ao Git antes de ser um dos arquivos a serem ignorados, ele me parece que sempre fica visível ao Git, nunca fica ignorado.

Isso acontece pq ele está no Git?

Devo deletar ele de lá? Pois msm que ele esteja inserido no arquivo .gitignore ele será sempre visto pelo Git por ele ter sido add?

Digo isso pq o arquivo marina eu nunca add ele no Git, e ele aparecia no status até o momento de listar ele no arquivo .gitignore.

Obrigada e no aguardo ;)

1 resposta

Olá Marina!

Postei uma resposta no seu outro tópico.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software