Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

Arquivos não aparecem no Volume

Segui os passos para criar um volume e criar um arquivo no container (ubuntu) que seria persistido no diretório do volume na minha máquina. O Docker Quickstarter não retornou nenhum erro, de forma que os arquivos que criei no container deveria aparecer no diretório para o qual o volume aponta (no meu caso, Desktop), mas não estão. Li os outro tópicos aqui no fórum e em outros fóruns na internet, mas nenhum resolveu meu problema até agora; os arquivos continuam não aparecendo no Desktop.

Segue os comandos que utilizei:

$ docker run -v "/var/www" ubuntu
$ docker run -it -v "desktop:/var/www" ubuntu
root@d565077c0615:/# cd var
root@d565077c0615:/var# cd www
root@d565077c0615:/var/www# touch arquivo1.txt
root@d565077c0615:/var/www# echo "teste volume" > arquivo1.txt

No segundo comando, passei apenas 'desktop' como parâmetro pois esse é o nome que setei para o diretório do desktop no VirtualBox; testei passar o caminho explícito do diretório e também não funcionou. Alguém sabe por que o 'arquivo1.txt' não aparece no desktop?

Windows 10 Home Docker ToolBox

8 respostas

Oi Tiago,

Tente usar o caminho absoluto para o mapeamento do volume, algo como:

docker run -it -v "C:/seu-caminho/desktop:/var/www" ubuntu

abs

Oi Nico, tudo bem? Infelizmente já tinha tentado passar o caminho do diretório dessa forma também, mas não deu certo. Tem outra sugestão?

Obrigado pela atenção!

Oi Tiago,

só para eu entender, vc está rodando Docker dentro da VM? E a VM roda em cima do Windows? Aquela pasta desktop é do windows?

Muitas perguntas :)

abs

Então, como eu uso o Windows 10 Home, preciso usar a VM VirtualBox para poder rodar o Docker. Mais detalhes estão no próprio curso, se não me engano no primeiro módulo. Segui todas as instruções de instalação por lá!

Oi Tiago,

é que nao decorei o curso e tbm nao uso Windows !

A minha sugestao é se conecta a VM . Depois crie uma pasta dentro dela (mkdir) e mapeie essa pasta como volume.

Isso deve funcionar sem problemas.

abs

solução!

Através do powershell, dê um pwd na sua pasta Desktop, vai retornar o caminho, você copia e cola no diretório do volume.

Abra o seu powershell, navegue até onde o projeto está localizado e tente fazer algo assim:

docker run -it -v "$(pwd):var/www" ubuntu

Leomarques,

para mim, este ultimo comando que você indicou funcionou!

obrigado.