2
respostas

arquivos de ambientes .env, env.production, env.test

Uma dúvida que tenho sobe o VUE JS é como alterar dinamicamente as configurações de ambiente quando efetuamos a publicação nos ambientes de DEV, HOM, PROD.

No momento tenho os arquivos .env com endereços dos serviços que gravam no servidor de DEV e .env.production com os endereços do Servidor de HOM no projeto vue . Mas não sei o precedimento para alterar esses arquivos para a publicação em cada um dos ambientes, incluindo o de Produção.

foi criado também o arquivo vue.config que até onde eu entendi ele possui somente a porta que é usada pela aplicação core, que usará o projeto do Vue.

module.exports = { devServer: { proxy: 'http://localhost:5555/', } }

Sei que no Ambiente de User Interface do Vue que é carregado quando digitamos vue ui, em Tarefas do Projeto, acessando o menu Build, é aberto o painel Build onde temos o botão Parâmetros, que abre as configurações onde podemos: Especificar o modo env : [ Development, Prodution (Por Padrão), Test]; Pasta de Destino: [ dist ] ; Pacote de Destino: [Aplicativo Web ( Por Padrão)]

Se houver algum curso aqui na Alura que explique estas questões ou se alguém já passou por esse problema e puder compartilhar como configurar o projeto para que possamos ter configurações de ambientes independentes, por favor, ajudaria muito.

2 respostas
Removido a pedido do usuario.

Boa noite Alexandre.Sim, hoje já tenho servidores diferentes configurado no .env e no .env.production, mas não entendo como fazer isso funcionar durante a publicação. Gostaria de ter cada ambiente com os endereços corretos, mas não sei se preciso detectar o ambiente nos formulários ou se o Vue faz isso automático de alguma forma. gostaria de entender e de poder evidenciar isso.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software