2
respostas

Arquivos Css

É necessário criar um CSS para cada elemento da página? Não seria mais prático fazer um CSS para uma section inteira do que separar elemento por elemento? Imagino que para um projeto maior, com centenas de elementos, seria um processo cansativo e repetitivo, tendo 200 linhas de código só referenciando arquivos CSS

2 respostas

Grande Elias!

A resposta pra essa pergunta é: depende.

Depende de como o projeto foi configurado. Quando você utiliza algum framework, como por exemplo o Vue ou o React, é bem provável que cada elemento (no caso, eles são chamados de componentes) possua seu estilo vinculado a ele ao invés de um arquivo único com todo o CSS da aplicação.

Já num cenário onde você desenvolve um website, se você não separar os arquivos .css, vai acabar tendo um único arquivo com milhares de linhas e isso pode dificultar a manutenção.

E sobre a quantidade de arquivos, existem algumas ferramentas que juntam vários arquivos .css, como por exemplo o webpack.

Assim ele unifica todos os seus arquivos de estilos num único arquivo antes de enviar para produção.

Achei bem interessante essa forma de organização usando as arquiteturas de átomo e BEM para a organização do projeto e como já estudei um pouco de ReactJS, quando comecei esse curso de Arquitetura CSS pensei na ideia de componentes acredito quando eu voltar a estudar React essa aula vai me ajudar muito a realmente entender algumas coisas que antes não entendi.

Marcos obrigado pela explicação, vim tentar ajudar com a dúvida mas eu que sai ganhando com sua resposta.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software