1
resposta

Arquivos bootstrap.css.map e bootstrap-theme.css.map não encontrados

Olá! Ao carregar a página o console mostra uma mensagem de arquivos "bootstrap.css.map" e "bootstrap-theme.css.map" não encontrados. Devido a isso ele não executa todo o meu código javascript. Como posso resolver isso?

1 resposta

Oi, José, tudo bem?

Desculpe a demora em te responder!

O problema relatado está relacionado aos arquivos de mapa de origem ("source maps") do Bootstrap. Esses arquivos são geralmente usados durante o desenvolvimento para mapear o código CSS minificado para o código CSS original. No entanto, eles não são necessários para a execução do seu código em um ambiente de produção.

Existem algumas maneiras de resolver esse problema:

  • Remover a referência aos arquivos de mapa: Se você estiver incluindo manualmente os arquivos CSS do Bootstrap em seu projeto, verifique se não há referências aos arquivos .map nos links ou nas importações. Por exemplo, se você estiver usando uma tag <link> para importar o arquivo bootstrap.css, verifique se não há uma referência ao arquivo bootstrap.css.map na mesma linha.

  • Utilizar uma CDN: Uma alternativa é utilizar uma CDN ("Content Delivery Network") para carregar o Bootstrap em seu projeto. As CDNs geralmente fornecem as versões otimizadas dos arquivos, excluindo os arquivos .map. Por exemplo, você pode usar o seguinte link de uma CDN para carregar o Bootstrap:

<link rel="stylesheet" href="https://cdn.jsdelivr.net/npm/bootstrap@5.0.0/dist/css/bootstrap.min.css">

Verifique se o problema persiste após seguir essas sugestões. Caso ainda esteja enfrentando problemas, por favor, compartilhe o link do seu projeto no GitHub ou um drive com todos os arquivos utilizados no projeto, para que eu te ajude de forma mais assertiva.

Espero que dê tudo certo. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software