2
respostas

Arquivos

Bom, eu cheguei quase até o final do curso mas confesso que com muita dificuldade eu estou refazendo ele, eu notei que o professor trabalha com o arquivo bio.css, e todas as formatações ele usa no bio.css, mas durante os exercícios, nas respostas eu via que só tava importando o site.css , é necessário importar os dois arquivos no bio.html ? O site.css e o bio.css ou apenas o site.css ?

2 respostas

Olá Vinicius, como vai?

Ali perto do final do curso, o professor nos mostrar algumas boas práticas quando se trata de desenvolvimento web, uma delas é a separação dos arquivos .css por página.

Na maior parte do curso usamos o site.css sim. Porém, você concorda que apena 1(um) arquivo .css para o site inteiro fica bastante trabalhoso caso seja necessário fazer alguma manutenção ou evoluir nosso site? Por isso dividimos aquele aquele site.css imenso e confuso, por pedaços menores para cada página.

O bio.css é um exemplo, em vez de nos preocuparmos em buscar os elementos específicos da página bio.html no arquivo site.css, podemos colocar a formatação destes elementos somente no bio.css e se preocupar só com ele.

Ou seja, para os elementos e formatações que todas as páginas possuem em comum colocamos no site.css, assim podemos utilizar 1 código de formatação para todos os elementos ou estilizações em comum. Porém, quando uma página possui elementos ou estilizações específicas a ela, podemos fazer em um arquivo separado.

Desta forma, um arquivo complementa o outro.

Espero ter ajudado,

abraços.

É necessário importar o site.css em todas as páginas, ele contém o estilo padrão do site todo. Ai o estilo próprio de cada página você adiciona o link para o arquivo correspondente.

bio.html usa o bio.css, blog.html tem o blog.css e portfolio.html tem o portfolio.css. Eles vão sendo desenvolvidos ao longo do curso.

Abraço.