1
resposta

Arquivo settings.json

Estava seguindo o passo a passo do professor e no segundo vídeo da 5° aula, no momento que ele explica sobre instalar um programa pelo pip. O pylint-django, que foi instalado normalmente e com sucesso, mas no momento seguinte ele acrescenta que um arquivo deve ser editado. 'settings.json', no Visual Code mostra esse aplicativo lá, mas em toda as outras aulas não criei nem mexi nesse arquivo, parece ser algo que existe só no VS code. Como devo proceder? Estou trabalhando até esse momento com o Pycharm sem muitos problemas. Ah outro caminho que devo seguir no pycharm? Estou perdido. Me ajudem por favor.

1 resposta

Olá Vitor, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora no retorno.

Essa configuração não irá atrapalhar no desenvolvimento do curso e das atividades, ela é exclusiva para o Visual Studio Code.

O código adicionado no arquivo settings.json durante a aula, tem como objetivo configurar o linting do Visual Studio Code, o linting é uma função que irá auxiliar no momento o usuário no momento da codificação, alertando sobre a sintaxe, importações de bibliotecas não usadas, declaração de variáveis que não são usadas no código.

O Pycharm possui ferramenta semelhante, sua configuração poderá ser acessada pelos seguintes passos.

  • No canto superior esquerdo clique em File, no menu de contexto aberto, clique em Settings ou pressione ctrl + alt + s.
  • Na janela que será aberta, na coluna lateral escolha Editor, logo após clique em inspections, na coluna à direita escolha Python. Nesse momento será aberto as configurações de inspeção de código do Pycharm.

Reforçando que com o uso da IDE Pycharm, essa configuração adicional no arquivo settings.json não será necessária.

Lembre-se que pode contar sempre com o fórum Alura, seja para postar o seu desenvolvimento ou para tirar suas dúvidas.

Fico à disposição.

Abraços e bons estudos.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software