Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Arquivo RAW não pode ser editado???

Olá, vi neste curso que o instrutor fala que fotos em RAW não podem ser editadas. Porem o que eu achei estranho é que no curso estamos conseguindo editar os arquivos em RAW. Estamos mudando contraste, etc..... Mas eai?? O de que jeito elas não podem ser editadas?? Obrigado!

3 respostas

Olá Iann, tudo bom?

Acredito que o que o instrutor quis dizer é que as fotos em RAW são as originais e possuem todas as informações da foto registradas pela câmera.

A partir do momento que editamos essa original no Photoshop, não conseguimos mais salvá-la com o mesmo formato.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Um abraço,

Bruno

Ah sim, me lembrei que quando você esta editando um arquivo em RAW (.CR2), ao finalizar e clicar em "Concluído", sem precisar abrir no photoshop, ele cria um arquivo .xmp, que é nesse arquivo .xmp onde as edições ficam salvas!!!

solução!

Olá Iann, tudo bom ?

É exatamente isso que acontece, muitas pessoas apagam esses arquivos .xmp por não saberem qual a sua utilidade e no final não tem mais a possibilidade de ter a sua foto crua (.CR2 sem edições). Uma foto em CR2 é a "prova" de que a foto realmente foi feita pelo autor, e depois de editada ela fica com o formato que voce estabelecer. Também recomendamos que guardem esses arquivos (.CR2) para futuros problemas com direito de imagem. Se algum dia alguém usar a sua imagem e voce quiser provar que ela é sua, só é possível com o arquivo em .CR2 pois só quem tirou a imagem tem, depois de editada ela fica com outro formato.

Espero ter ajudado

Pamela

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software