Boa noite, galera.
ótimo curso mas fiquei com uma dúvida, vi que o s3 suporta diversos formatos, um deles é o csv, há alguma indicação para sempre fazer esse transformação para o parquet ou posso deixar em outros formatos?
Boa noite, galera.
ótimo curso mas fiquei com uma dúvida, vi que o s3 suporta diversos formatos, um deles é o csv, há alguma indicação para sempre fazer esse transformação para o parquet ou posso deixar em outros formatos?
Boa tarde Fabio! Tudo bem com você?
A escolha entre usar arquivos Parquet ou CSV no Amazon S3 depende de alguns fatores:
O formato Parquet é altamente recomendado quando você está lidando com grandes volumes de dados e precisa de eficiência no processamento. Isso ocorre porque o Parquet é um formato de armazenamento colunar que oferece compressão e codificação eficientes, reduzindo o espaço de armazenamento e melhorando a velocidade de leitura dos dados.
O CSV é um formato mais simples e amplamente utilizado, mas não oferece as mesmas vantagens de compressão e desempenho que o Parquet. Ele pode ser mais adequado para conjuntos de dados menores ou quando a simplicidade e a compatibilidade são mais importantes do que a performance.
Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!