Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Arquivo não aparece no Volume

Oi, Bom dia.

Estou usando o Docker Quickstart Terminal no Windows 10 Home.

A pasta docker, que estou usando para criar os arquivos está no meu disco D:\docker .

Criei um container e atribuí um volume:

docker run -it -v /d/docker:/var/www ubuntu

Então entrei na pasta var/www dentro do terminal e criei um arquivo usando o touch.

Porém, não consigo acessar esse arquivo pelo explorer do windows, indo em D\docker .

Tentei entrar na configuração da máquina virtual (como em: https://medium.com/@Charles_Stover/fixing-volumes-in-docker-toolbox-4ad5ace0e572) e configurar uma pasta compartilhada. As configurações dela são:

  • Caminho da Pasta: D:\docker
  • Nome: docker

Mesmo assim, no terminal, subindo o ubuntu em

(/docker sendo o nome da pasta compartilhada)

docker run -it -v /docker:/var/www ubuntu

mudando para var/www, criando o arquivo

e mesmo assim o arquivo não aparece quando vou pelo explorer.

Já estou tendo problemas desse tipo faz uns 4 dias.

Se alguém me ajudasse ficaria muito grato. Obrigado.

4 respostas

Oi, Gustavo, tudo bem?

Por padrão, o Docker espera que os volumes estejam dentro do diretório C:\Users, isso acontece por uma limitação ao acesso do computador host. Já testou trocando o diretório? esse artigo pode ajudar também: http://support.divio.com/en/articles/646695-how-to-use-a-directory-outside-c-users-with-docker-toolbox-docker-for-windows

Espero ter te ajudado!

Oi Laís!

Já tentei usar "C:\Users\gustavo\Desktop" com aspas e sem aspas, e não funciona mesmo assim.

Outras maneiras que tentei mas também não deram resultado:

C:/Users/gustavo/Desktop:/var/www ,

/c/users/gustavo/desktop:/var/www.

Sem sucesso também.

Tentei usar --mount passando src e target.

Reinstalei o docker toolbox

Inclusive já li este artigo que recomendou e nada disso funcionou..

solução!

Não achei nenhuma solução em nenhum fórum.

Em alguns lugares, é dito que o Docker tem menos funcionalidades no Windows. E que apresentas problemas como este.

Desisti de usar o volume e segui o curso. Aliás, na continuação do curso não foi necessário usar esses volumes, então tudo bem. :c

Obrigada, Gustavo por compartilhar. De fato, criação de containers com Windows ainda não casam bem, dá um pouco de dor de cabeça quase sempre. Continue o curso e caso apareça outro erro, compartilhe no fórum! :}

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software