Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Arquivo Final - Duvidas

Bom dia,

Estou iniciando nesse segmento de WEB, e estou com um duvida que ainda queria esclarecer se possível.

Estou criando todos os procedimentos solicitados da criação das paginas em html, conexão com banco e programação em java. Porem surgiu a duvida depois de desenvolvido todo o processo, o cliente sempre vai visualizar sempre no browser ou tem como criar um aplicativo pra rodar em maquina como modo off line. Resumindo no java criamos um aplicativo para o cliente rodar o desenvolvido. E na web o cliente só roda no browser ?

e como deixo no servidor disponível para uma rede intranet ?

2 respostas
solução!

Oi Jonathan,

como você está criando uma aplicação web o cliente deve usar um navegador (Firefox, Chrome, IExplorer etc).

Este navegador mostra somente o HTML renderizado, nele não tem Java executando. A sua aplicação roda Java apenas no lado do servidor. Lá você vai acessar o banco de dados e preparar o HTML.

Há formas de rodar Java no navegador também mas isso nunca fez muito sucesso e não aconselho fazer. Normalmente se usar JavaScript caso queira programar dentro do navegador. Isso pode ser útil, por exemplo, para executar uma requisição AJAX, algo que você aprenderá nos próximos módulos.

abs

Sendo o sistema desenvolvido para web o cliente só terá acesso via navegador, para tonar o sistema mais interativo usa-se o javascript ou jquery.

Caso o cliente esteja com o servidor dentro da empresa, ele pode acessar via sistema desktop ou local, você pode modularizar seu sistema e ter interfaces local e web.

Isso é assunto para mais a frente. Bons estudos!