5
respostas

Arquivo de dados

Olá, Qual o melhor caminho ou melhor prática para gravar alguns dados, como configurações, alterações de painéis, botões como true e false, dados básicos que podem ser carregados assim que o usuário é logado? Java, Jquery, JavaScript?

5 respostas

Oi Clerman, tudo bem? Não sei se entendi bem, mas configurações do usuário podem sim estar no banco de dados e depois você pode carregar para fazer uso com Jquery ou JavaScript da forma que preferir.

Isso mesmo Wanderson, existe algumas configurações do usuário que vão ser setadas pelo próprio sistema assim que o usuário for criado e o login feito. Por exemplo, gostaria de ter que fazer uma requisição em ajax para a chamada de um controller na home page, afim de setá-las no banco e enviá-las para a view, mas apenas uma vez, não todas as vezes que carregar a home. Fiz aqui de um forma simples, mas a opinião de vcs que são mais avançados e tem mais experiência faz toda a diferença!

Clerman, como essas configurações variam de usuário para usuário, a melhor forma é guardar isso na sessão do usuário em si, dessa forma você não vai precisar ficar buscando no banco sempre.

Existem outras estratégias, mas acho que essa é a mais simples, básica e barata. :)

Wanderson como assim na sessão do usuário, de que forma posso armazenar, tem uma dica?

Quando o usuário faz login, você armazena os dados dele em algum lugar certo? No caso do Spring, você tem três contextos, o de aplicação, geral, o de requisição e o de sessão. Que é praticamente o tempo em que o usuário fica navegando na sua aplicação.

Deu pra entender melhor?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software