1
resposta

Arquivo ".class" surgindo automaticamente no vscode.

Olá, tudo bem?

estou com dúvidas sobre a criação de arquivos ".java" no vscode, ao criar um arquivo com essa extensão é criado automaticamente um arquivo do mesmo nome com a extensão ".class", gostaria de saber isso pode estar ocorrendo por alguma configuração da minha IDE, ou se é padrão do java?

estou com essa questão em mente pois com o surgimento de arquivos ".class" a minha pasta /src consequentemente fica lotada de arquivos com nomes duplicados que tem extensões diferentes.

irei deixar 3 prints para auxiliar no saneamento da minha dúvida.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Oii, Jorge, tudo bem?

A criação automática de arquivos .class é um comportamento padrão do Java. Isso acontece porque o Java é uma linguagem compilada, e os arquivos .class são o resultado da compilação dos seus arquivos .java. Esses arquivos .class contêm o código em bytecode que a Java Virtual Machine (JVM) executa.

Se esses arquivos estão causando confusão, você pode configurar o VSCode para colocar esses arquivos compilados em um diretório separado. Você pode modificar ou criar um arquivo settings.json no diretório .vscode da sua pasta.

Você pode configurar deste jeito, por exemplo:

  • Crie ou abra o arquivo .vscode/settings.json no seu projeto.
  • Adicione ou modifique as seguintes linhas:
{
    "java.project.outputPath": "bin",
    "files.exclude": {
        "**/*.class": true
    }
}

Ali no código acima, todos os arquivos .class serão gerados na pasta bin ao invés da src.

E a linha "/*.class": true dentro de files.exclude faz com que os arquivos sejam ocultados na visão do explorador de arquivos.

Se outra dúvida surgir, estamos à disposição.

Abraços e bons estudos! :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.