Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Arquivo banco.sqlite vazio, mesmo após INSERT

Olá!

Na aula "04-Buscando com query", consegui como mostrado na aula inserir os dados de um estudante e listar eles no banco de dados.

A minha dúvida, vendo que isso funcionou é que quando abro o arquivo "banco.sqlite" ele esta vazio, o professor comentou que os registros deste tipo de banco de dados eram salvos no arquivo, mais especificamente neste.

Porque ele esta vazio mesmo tendo sido inserido 1 registro? Como visualizar os dados do arquivo?

Grato

4 respostas

Olá, Marcelo. Você com certeza abriu o arquivo correto. Era pra você ver alguns caracteres estranhos nesse arquivo se o abrisse com algum editor de texto.

Para manipular um banco em SQLite você pode usar o cliente da linha de comando ou um programa como Datagrip. O próprio PHPStorm já tem integração para se conectar ao banco...

solução!

Vinicius, obrigado pela resposta.

Aproveitando, estou maratonando seus cursos da formação PHP e estou adorando sua didática!

Olhando melhor aqui descobri o que aconteceu.

Estou usando o seguinte caminho:

/Users/marcelo/Dropbox/00 - docker/alura/pdo-banco-de-dados/

Na variável do caminho do banco:

$databasePath = __DIR__ . 'banco.sqlite';

Estava faltando uma barra, assim o arquivo estava concatenando com diretório e criou um banco chamado "pdo-banco-de-dadosbanco.sqlite" um nível acima da pasta do curso.

Corrigi o meu código, ficando:

$databasePath = __DIR__ . '/banco.sqlite';

E ai deu certo, agora quando abro o arquivo do banco vejo os caracteres estranhos que você falou.

Perfeito! Que bom que tudo deu certo e obrigado pelo feedback, Marcelo. Dá uma olhada no meu guia de estudos também, além da formação. Tem muito mais coisa lá. :-D

Ah, não esquece de marcar esse tópico como solucionado. :-D

Pode concatenar o DIR com DIRECTORY.SEPARATOR para a barra e depois o nome do arquivo

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software