2
respostas

Arquitetura em sistemas complexos com Laravel

Vinícius,

Na aula 4 item 10 você fala que a separação de responsabilidades é mais difícil de implementar no Laravel. Estou reescrevendo um software A que foi feito em Oracle Forms para Oracle + Laravel + Angular.

Visto que já é sabido que o software A é grande e tem regras de negócios complexas, você sugeriria seguir o modelo de arquitetura do Laravel?

Estou muito receoso pela falta de separação das responsabilidades, e a inexistências de camadas bem isoladas. O que acha disso?

Você conhece algum projeto no GitHub, que seja aberto, em Laravel que resolva este problema para que eu veja o código?

2 respostas

Rafael, boa tarde!

Eu pessoalmente fiquei com a mesma dúvida, e nesse caso me parece que a comunidade recomenda criar as pastas com as necessidades dentro de app/ sendo assim, você é capaz de separar um pouco melhor as responsabilidade lógica na camada de modelo, Isso serviria tanto parar utils quanto para service e outras pastas e tipos de arquivos que você encontrar a necessidade

Espero ter ajudado e bons estudos!

Fala, Rafael!

Eu recomendo não depender do framework para montar uma arquitetura.

Estude os conceitos de DDD e Clean Architecture que você vai ter um sistema mais escalável, com certeza.

Se tratando de framework, o Symfony e o Zend Framework são meus favoritos por não te obrigar a seguir uma arquitetura para funcionar.