Olá Fernando, tudo bem com você?
Eu não tenho muita experiência na área, mas uma coisa é certa: cada empresa vai buscar um nível de conhecimento diferente em suas vagas, mesmo se pegarmos várias vagas para JR - ou até mesmo estágio, é possível ver um nível de discrepância bizarro entre os requisitos que cada uma exige. Então é complicado ter uma resposta definitiva, mas vamos tentar ser o mais razoável possível!
Se tratando dessas questões, acredito que conhecendo a motivação por traz desses padrões de projeto e arquiteturas, você já está no caminho certo. Saber colocá-los em prática também ajuda, mesmo que seja em um projeto pessoal pequeno, já que isso mostra que você realmente absorveu algo, mas, é claro, também é preciso saber explicar o porque de você ter escrito o seu código da forma como você fez! Aliás, essa última parte nem sempre é obrigatória, conheço muita gente (na verdade, a maioria dos meus colegas de faculdade) que começou como Dev Jr. sem saber praticamente nada de padrões de projeto e boas práticas, apenas com a teoria, lógica de programação e algum conhecimento em banco de dados.