Olá Fernando, tudo bem com você?
Eu não tenho muita experiência na área, mas uma coisa é certa: cada empresa vai buscar um nível de conhecimento diferente em suas vagas, mesmo se pegarmos várias vagas para JR - ou até mesmo estágio, é possível ver um nível de discrepância bizarro entre os requisitos que cada uma exige. Então é complicado ter uma resposta definitiva, mas vamos tentar ser o mais razoável possível!
Se tratando dessas questões, acredito que conhecendo a motivação por traz desses padrões de projeto e arquiteturas, você já está no caminho certo. Saber colocá-los em prática também ajuda, mesmo que seja em um projeto pessoal pequeno, já que isso mostra que você realmente absorveu algo, mas, é claro, também é preciso saber explicar o porque de você ter escrito o seu código da forma como você fez! Aliás, essa última parte nem sempre é obrigatória, conheço muita gente (na verdade, a maioria dos meus colegas de faculdade) que começou como Dev Jr. sem saber praticamente nada de padrões de projeto e boas práticas, apenas com a teoria, lógica de programação e algum conhecimento em banco de dados.
Enfim, se tiver interesse em conhecer mais sobre boas práticas e outros padrões que o Alex aplicou durante as aulas, recomendo dar uma olhada na Formação de Arquitetura e Design de Projetos Java. Como o foco está nas boas práticas em Orientação a Objetos e padrões de projeto, essa formação é válida para qualquer programador, independente da linguagem. Inclusive, muito do que você vai aprender no módulo de testes dessa formação, também é abordado na Formação de Testes automatizados no Android. Apesar do foco ser outro, também temos uma formação mais avançada que trata das boas práticas para organizar a estrutura de um projeto Android: a Formação de Arquitetura Android. Aqui estamos focando nas telas e na organização de componentes do aplicativo, então fica a seu critério decidir se faz sentido fazer a formação - além disso, os cursos dessa formação utilizam a linguagem Kotlin.
Espero que isso ajude. Se algum ponto não ficou claro é só avisar!
Forte abraço e bons estudos!!