Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Arquitetura de projetos DOT.NET que correspondam ao Java EE

Boa dia. Eu sou novo na plataforma DOT.NET e estou buscando conhecer melhor as arquiteturas existentes e consolidadas para este ecossistema. Eu já trabalho com Java EE faz alguns anos e estou atrás das tecnologias e arquiteturas DOT.NET que correspondem aos frameworks que já utilizo no Java.

Atualmente eu criei um projeto em Java que segue uma arquitetura tradicional Java EE possuindo três projetos: um projeto de apresentação, outro de integração e, por fim, um de negócios. Eu utilizo nos projetos o JSF com Primefaces, CDI, EJB, JPA e JAX-RS para a integração entre os projetos.

Eu gostaria de saber quais seriam as arquiteturas utilizadas no DOT.NET. Quais são as mais utilizadas pelo mercado e se elas já vem configuradas e prontas para uso na IDE Visual Studio.

Eu pretendo utiliza primordialmente o ASP.NET MVC e Entity Framework. Mas tenho interesse em saber quais são as boas práticas no DOT.NET e quais suas implementação para os respectivos frameworks do Java. Desde já agradeço.

6 respostas

Olá, Leonardo

Acho que uma resposta decente à sua pergunta renderia um artigo enorme, então acho melhor linkar aqui um belo artigo do Macoratti, que além de explicar as diferenças, também fornece algumas tabelas de comparação bem úteis:

http://www.macoratti.net/net_java.htm

Boa tarde. Eu agradeço pela resposta. Estou dando uma olhada aqui nos frameworks do DOT.NET. Mas como é estruturado um projeto de grande porte hoje em DOT.NET? Existe alguma estrutura comum ou difundida? Eu gostaria de saber o que está sendo utilizado hoje em dia.

solução!

Oi Leonardo

Um grande projeto ASP.NET precisa ter uma arquitetura que favoreça alguns princípios:

  • Escalabilidade
  • Princípios SOLID
  • Separação de responsabilidade
  • Testes de unidade
  • Cobertura de testes
  • Acesso a dados desacoplado dos controllers