1
resposta

ARP

O meu ao simular só aparece ICMP.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Oi Alexsandro, tudo bem?

Desculpe a demora em retornar.

Pelo que entendi, você está simulando uma rede no curso de Redes e está com dúvidas sobre o protocolo ARP. No contexto fornecido, é explicado que o ARP é utilizado quando um computador precisa se comunicar com outro através de um endereço IP, mas não sabe onde esse outro computador está localizado na rede.

Durante a simulação, você deve ter notado que ao realizar o teste de conectividade entre dois computadores, o protocolo ICMP é exibido, mas você não viu o protocolo ARP. Isso acontece porque o hub utilizado na simulação não consegue aprender onde os computadores estão interconectados, então ele envia as informações para todos os dispositivos conectados, exceto para quem enviou a requisição. Esse é um comportamento conhecido como broadcast.

No caso da simulação, como o hub não sabe onde está conectado o laptop, ele envia a requisição para todos os dispositivos conectados. O terceiro computador recebe a requisição, mas a descarta porque não possui o IP procurado. Já o primeiro computador recebe a requisição e deve devolver a informação informando sua localização.

É importante destacar que essa é uma das limitações do hub, pois ele não consegue aprender onde os computadores estão interconectados e sempre passará as informações para todos os dispositivos conectados, o que pode causar lentidão na rede.

Além disso, o hub também apresenta vulnerabilidades em relação à segurança da informação. Como ele envia as informações para todos os dispositivos, se houver um usuário malicioso em uma das máquinas, ele pode fazer análise de protocolo e decifrar o que está sendo enviado pelos outros computadores.

Ah esse curso recebeu uma atualização, você pode conferir aqui:

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software