Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Armazenamento de documentos, imagens e etc.

Estou implementando uma aplicação que irá precisar guardar diversos tipos de arquivos (documentos em PDF, imagens, e provavelmente outros formatos).

Qual seria uma boa solução para eu armazenar esses documentos em minha aplicação?

Obs: No frontend estou utilizando o react. Já o backend está sendo implementado com o node.js utilizando express e fazendo acesso ao mongodb via mongoose.

3 respostas
solução!

Fala aí Joaquim, tudo bem? O ideal é que você tenha uma pasta no seu servidor, responsável por armazenar esses arquivos.

Uma vez que o upload foi feito ou algum novo arquivo foi criado, você salva ele nesse diretório de arquivos e no seu banco de dados salva apenas o caminho.

Depois para fazer o download você passa o caminho para o back-end e o mesmo faz a leitura e devolve para o front.

Espero ter ajudado.

Valeu pela dica Matheus!

Depois pretendo hospedar a aplicação em um Amazon Web Services. Na verdade ainda vou fazer alguns cursos desta formação para entender um pouco mais.

Você sabe se na Amazon é possível eu contratar algum serviço para poder disponibilizar minha aplicação e fazer uso desse recurso (criação de diretório para armazenamento de arquivo no servidor) que você citou?

Você indica algum curso da formação AWS, que me ajudará a fazer isso que estou querendo?

É possível sim Joaquim, mas, é caro, se for para uso pessoal ou projetos de pequeno porte eu recomendaria usar a Digital Ocean.

Mas, sobre a AWS, você pode fazer o seguinte:

  • Criar uma instância de um EC2 para hospedar o back-end.
  • Salvar os arquivos no S3.
  • Publicar o front no CloudFront.

É simples, mas, vai lhe atender.

Espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software