1
resposta

Armazenamento continua disponível após excluir instância

No treinamento sobre criar e excluir instâncias no EC2 um detalhe que percebi e que não foi falado é que ao excluir uma instância o espaço reservado pra armazenamento continua existindo, como é gratuito até 30 gigas se eu não reparasse nisso seria cobrado, tem algum detalhe a ser feito pra ao deletar a instancia tudo inclusive o armazenamento vá junto ?

1 resposta

Olá Antônio, boa tarde,

Quando você provisiona uma instância, na modalidade do free tier, terá logo de cara um armazenamento padrão, que é de 8GB e do modelo GP2, nomeado de Root, esse sim, quando você excluir a instância, esse armazenamento Root será deletado junto.

Porém, no momento da criação da instância, você pode criar outras unidades de armazenamento, que são os EBS (Elastic Block Storage). Esses sim, permanecem após a exclusão da instância e precisam ser excluídas manualmente.

Um detalhe interessante que uma unidade EBS você pode anexar em diferentes instâncias do EC2, enquanto uma unidade Root está atrelado apenas à instância.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software