Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Áreas que permeiam todo o processo

Estou trazendo a jornada do cliente em forma de processos internos para notação BPM. Porém existem duas áreas que não tem uma atividade especifica dentro do processo, mas atuam dando suporte á todas as outras. T.I e Qualidade. Como colocar isso no BPMN?

Para ficar mais claro: Imagine um processo de venda normal (Cadastrar pedido, cadastrar cliente, consultar estoque, empacotar, enviar). Onde a área de T.I apareceria nesse processo sendo que ela permite que tudo ocorra porém não tem atividade direta?

3 respostas
solução!

Leonardo, tudo bom? Nesse caso ele não faz parte do seu processo principal, aquele que você quer mapear e dar foco. Duas formas de você fazer isso:

  • Uma anotação colocando a existência de um subprocesso que cai nessa tarefa da TI indicando onde está esse subprocesso;
  • Incluir um subprocesso em uma condição onde fica explícito o subprocesso que vai ocorrer no caso de suporte necessário, como se fosse um tratamento de risco.

Não esqueça de deixar essa questão como solucionada para que ela saia da lista de questões sem solução do fórum.

Obrigado pela resposta Ronald! Ajudou bastante!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software