2
respostas

Áreas em UX - Breve resumo

Design de som - o som utilizado em um produto / site pode influenciar a experiência do usuário. Trazer a atenção dele para algo coisa importante como uma informação, por exemplo. Pode também amplificar a experiência que os elementos visual dão. O som pode também estabelecer a identidade de uma marca ou trazer informação que complemente o contexto do que o usuário está vendo.

Conteúdo - se o conteúdo estiver bem estruturado e trouxer as informações que o usuário precisa de forma clara e sucinta, ele vai contribuir para que o usuário tenha uma boa experiência utilizando o site. Por exemplo, como muitos agora leem sites pelo celular, a atenção do usuário é mais curta. A tendência é que as pessoas leiam textos mais curtos e isso deve ser levado em consideração quando um texto é redigido para um site ou aplicativo. O conteúdo também é usado para estabelecer o tom de voz de uma marca e isso também faz parte da experiência do usuário. Afinal, a escrita é parte da comunicação da marca qua funciona como uma ponta para os que usuários/ consumidores se familiarizem com ela.

Arquitetura da informação - a forma como o conteúdo é estruturado para que o usuário possa encontrar tudo o que deseja sem grandes esforços. Isso também influencia a experiência do usuário, afinal, quem nunca se frustrou por não encontrar o que precisa?

Interface do usuário - área focada na experiência visual do usuário, seja através das cores utilizadas no site/produto, tipografia, e nas sensações que esses elementos visuais fazem o usuário ter.

2 respostas

Olá Gabriela, tudo bem?

É isso ai! Muito bem! A área de UX é muito maior do que imaginamos e você mandou muito bem descrevendo essas divisões! Podemos ainda citar mais uma:

Design de Interação: Quando pensamos em design de interação, estamos pensando um pouco além de telas: pensamos em como o usuário pode interagir com os dispositivos e objetos através da voz, como ele vai interagir com chats e como que serão as microinterações visuais. Podemos citar:

  • VUI (Voice User Interface): Se trata da Alexa, Sity, Cortana, Google Assistente etc.
  • Chatbot: Robôs que conversam com você de forma automática no chat.
  • Microinterações: Sabe quando você passa o mouse por cima de um botão e o cursor muda para o formato de uma mãozinha? Então, essa é uma microinteração!

Mas é isso ai, Gabi! Você mandou muito bem! Continue assim!

Até mais!

Olá Gabriela, como vai?

Muito boa sua visão sobre cada campo do UX Design.

Reforçando só que a interface tem muito a ver com interação, talvez seja uma palavra-chave boa para reforçar o que você trouxe em sua definição.

Parabéns, obrigado por compartilhar no forum e bons estudos! =)

Um abraço

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software