1
resposta

Áreas do UX Design

Eu vejo o Sound Design como uma experiência a mais que pode ser um fator decisivo na comparação do usuário com outras plataformas/produtos, esses fatores decisivos podem ser o som sendo ativado por interações básicas que vão desde passar o mouse por cima de algum botão, iniciar o programa/ligar o produto ou até mesmo o som que uma embalagem pode fazer quando o usuário abre-a, outro exemplo é o som que sempre aparece no final das aulas na Alura.

A UX Content é voltada aos aspectos que seriam na maior parte das vezes a primeira coisa que guia os olhos do usuário, garantindo certa acessibilidade e isso aliado ao UX Writing e Microcopy acaba tornando a navegação navegação mais fluída, ou se for um produto físico torna o manuseio e o modo de uso simples e prático, já aliado a vídeos e sons em um game por exemplo, que tem esses dois aspectos como bases essenciais que influenciam completamente na UX do usuário, como por exemplo, se as cutscenes de um game forem grandes demais e desnecessárias podem tornar o jogo maçante e cansativo, em relação ao som, é preciso algo que não incomode o usuário mas cause impacto, outro exemplo é um teclado, luzes LED/RGB muitas vezes são fatores determinantes na hora de escolher um teclado, seja por uma cultura geek ou por necessidade de usar e reconhecer teclas com luzes apagadas.

Arquitetura de informação é basicamente a forma como as informações aparecem, de que forma são agrupadas e sejam elas visuais ou sonoras. É essencial para a navegação do usuário, por exemplo a forma como seu produto físico é embalado e a forma como ele foi feito para ser desembalado, em que lugar fica cada parte do produto, uma empresa que é referência nisso é a Apple, suas embalagens sempre são engenhosas, simples, e práticas ao mesmo tempo, o que se junta indiretamente com o Sound Design na questão do som que uma embalagem pode fazer na hora de abri-la.

Existe também o Design Visual que se trata da estética e acessibilidade do produto, voltando a falar dos produtos Apple, existe o exemplo do Iphone, que ao abrir a caixa vem o produto principal que é o smartphone logo embaixo vem os produtos secundários, ou seja, isso é um exemplo de Arquitetura de informação e de como a experiência do usuário é um fator importante. Então basicamente eu entendi que o UX Design está nos mínimos detalhes e que tudo pode influenciar a experiência do usuário.

1 resposta

Boa tarde Nickolas, tudo bem =D

É uma visão bem legal a que você trouxe sobre os temas, inclusive entender que o som é algo que esta muito próximo dos produtos digitais e as pessoas esquecem.

Eu concordo com sua observação sobre cada área, e acho que vale muito a pena entender a fundo sobre essas etapas dentro do produto para melhorar seu processo de criação.

Tem um podcast que a gente fala sobre microinterassão e conhecer todos esses aspectos ajudam muito nisso, quando tiver um tempo eu aconselharia você escutar, se você for uma pessoa de podcast claro ^^

layerpontotech - microinterações

um abraço e bons estudos