Assim como outras áreas, o UX Design não se limita a apenas uma aplicação.
Venho da área de Engenharia, mais especificamente a de Automação, e nela existem vários segmentos diferentes. Recentemente, resolvi me aventurar a aprender mais e me voltar mais a área de design. Estou aprendendo bastante e me aproximando cada vez mais desse mundo.
Como mencionado nas aulas, até o momento, o UX abrange muitos caminhos que podem ser aplicados em diferentes pontos. Eu acreditava que seria algo mais voltado, justamente para os aplicativos mobile ou interação na web, mas tive uma boa surpresa ao descobrir que pode ser aplicada em absolutamente tudo, desde um produto físico a um produto digital, ou até mesmo a um serviço prestado.
No meu ultimo emprego, desenvolvi junto a equipe do TI, um sistema de automação para algumas salas de reunião da empresa, e nesse projeto acabamos utilziando alguns fundamentos do UX, que na época eu não sabia que se tratava disso.
Tudo o que usamos passam justamente pelos pontos mostrados nas aulas:
UX Design - Fizemos uma pesquisa sobre os produtos presentes no mercado e se eles se aplicariam àquelas situações, para aqueles usuários da empresa. Notamos que alguns dos produtos não faziam exatamente o que procurávamos e resolvemos desenvolver o nosso próprio sistema; Arquitetura de Informação - A estrutura do projeto, tanto físico quanto virtual, já que desenvolvemos um módulo e também o aplicativo de interação; Visual Design - Toda a parte de layout e harmonia para que o usuário tivesse uma boa impressão do produto e para que ele se adequasse ao design da sala de reunião, fazendo parecer algo mais profissional e elegante; Design de Interação - As microinterações aplicadas ao projeto para que facilite a navegação no aplicativo ou até mesmo nos produtos utilizados, como leds de indicação e efeitos visuais na interação com o app; Conteúdo - Voltado a tudo aquilo que está disponível no aplicativo e que é utilizado na prática para a funcionalidade do módulo; Sound Design - Todos os efeitos sonoros aplicados não só no app, como nos produtos utilizados, para ajudar a informar que está funcionando de maneria adequada.