1
resposta

Áreas da UX: Sound Design, Content, Arquitetura de Informação e Design Visual

Sound Design: O Sound Design é importante para criarmos uma boa composição sonora que esteja de acordo com o produto que está sendo confeccionado. Ela é importante tanto para criarmos gatilhos em relação ao que está sendo feito/interagido com o produto para lembrarmos dele e da ação no futuro (ex.: som de iniciar do Windows/Mac) quanto para criarmos uma funcionalidade que seja útil para a necessidade do usuário (ex.: som de latido para chamar atenção do cachorro).

Content: É importante também colocar textos/vídeos/áudios para serem lidos/assistidos/ouvidos e estes conteúdos devem estar bem estruturados, não adianta apenas sair escrevendo um monte de textos para informar, é necessário que esteja bem formatado e que a linguagem do produto seja a linguagem do seu público alvo.

Arquitetura de Informação: É a estrutura do produto de forma que faça sentido na cabeça do usuário. Por exemplo, qual é a melhor posição para aquele catálogo de informações dentro do site/aplicativo? E o que realmente precisa ser destacado dentro desse catálogo para meu usuário não ficar confuso? Onde posso posicionar os rótulos para facilitar a navegação?

Design Visual: É a "carcaça" da sua arquitetura, seu produto deve estar bem apresentável, ter uma tipografia legal, um layout bonito, ter uma harmonia cromática que seja a cara do seu público alvo.

1 resposta

Olá Rubens, tudo bem?

É isso ai! Muito bem! A área de UX é muito maior do que imaginamos e você mandou muito bem descrevendo essas divisões! Apenas faltou citar uma:

Design de Interação: Quando pensamos em design de interação, estamos pensando um pouco além de telas: pensamos em como o usuário pode interagir com os dispositivos e objetos através da voz, como ele vai interagir com chats e como que serão as microinterações visuais. Podemos citar:

  • VUI (Voice User Interface): Se trata da Alexa, Sity, Cortana, Google Assistente etc.
  • Chatbot: Robôs que conversam com você de forma automática no chat.
  • Microinterações: Sabe quando você passa o mouse por cima de um botão e o cursor (setinha) muda para o formato de uma mãozinha? Então, essa é uma microinteração!

Mas é isso ai, Rubens! Você mandou muito bem! Continue assim!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software