Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Arduino

Estou assistindo as aulas do Arduíno e já ouvi falar também sobre o Raspberry PI. Existe alguma diferença entre os mesmos?

É possível uma porta receber informações de vários led's e identificar qual led está enviando essa informação?

ex.: Tenho 2 Led's (Vermelho e Verde). O Vermelho está localizado na posição A,1 e o Verde na posição Z,26. Eu consigo através do Arduíno falar qual esta ligado e qual estaá desligado?

4 respostas

Nobre, são coisas bem diferentes. Arduino é um microcontrolador, Raspberry é um micro computador.; Usando a mesma porta, não; Pelo menos, não que eu saiba.

Mas é certeza que não tem jeito? Como eu faria tal coisa, em um ambiente por exemplo com vários leds?

Não estudei arduino ainda, mas pelo que sei a porta recebe, ou não, informação na porta (0 ou 1), então se dois leds usarem a mesma porta, ele vai receber entender que tem um led só, A NÃO SER que você esteja pensando mais avançado e colocar uma porta AND/NAND/OR/NOR. Se você está pensando em um modelo simples, um em cada porta seria o mais indicado.

solução!

O RaspberryPI possui uma série de portas de uso geral GPIOs que podem ser usadas como portas digitais da mesma maneira que fizemos com o Arduíno. Porém nenhuma delas funciona como porta analógica, assim como também não são possíveis algumas facilidades como o mapeamento INPUT_PULLUP. Existem diversas diferenças entre os dois hardwares, o Deywid apontou a principal, o Arduino UNO é um micro-controlador. Não existem as facilidades de um sistema operacional, como no RaspberryPi. O segredo é conseguir identificar qual o hardware é mais indicado para cada tipo de projeto. Só com esta informação básica que temos aqui eu diria que em um projeto onde o processamento de sinais seja mais elaborado podemos precisar da versatilidade de portas do Arduino, se queremos um sistema portátil que exija a construção de um software mais elaborado talvez o RaspberryPi seja o mais indicado. Infelizmente não existe como escrever um guia definitivo, cada caso tem que ser analisado individualmente.