2
respostas

Aqui no alura tem algum curso que utiliza algum projeto que tenha foco controle de horários (marcação ou agendamento de consultas)?

estou querendo desenvolver algo parecido, um sistema (web ou desktop) que faça o agendamento de consultas por horário, por exemplo 8:00 as 9:00 , 9:00 às 10:00 etc.

2 respostas

Boa tarde W.K.

De todos os que eu participei nenhum projeto tinha esse contexto, mas vamos deixar sua dúvida aqui em aberto caso alguem tenha visto e vou procurar se existe algum curso com projeto nesse modelo que você quer.

Abraços

Eu também não vi nenhum curso com este tipo de temática.

Eu já desenvolvi um sistema assim para a Web. No meu caso, a equipe tinha duas pessoas e usamos os seguintes recursos:

  • Banco de dados MySQL
  • PHP
  • Javascript/Jquery
  • HTML responsivo
  • Cronjobs, para rodar rotinas de manutenção diária (envio de mensagens)
  • Integração com meios de pagamentos (mensalidade do consultório)

Olhando sob o ponto de vista da programação, esse tipo de sistema é algo bem interessante de fazer, com certeza é algo bom de colocar num portfólio. Mas, de um ponto de vista de negócio, pelo menos para mim, não valeu a pena.

Se você pensar em algo para que eventuais pacientes marquem sozinhos uma consulta, um aplicativo é algo melhor do que um site.

No meu caso, se eu fosse fazer isso, usaria o Phonegap, já que eu aproveito uma parte do que eu já sei fazer. Além do mais, evito ter que trabalhar com Android e Xcode. Neste cenário, você poderia ter uma área do médico (Web) + um aplicativo para o paciente. Algo que poderia entrar neste exemplo seria o Node para fazer a API para ser consumida pelo aplicativo.

Minha ideia era vender um sistema para automatizar consultórios. O mercado já tem várias soluções, e os meus "concorrentes" tem mais bala na agulha. O que seria um diferencial de negócio é ir além do agendamento, ou seja, ter uma plataforma onde o paciente localize um profissional perto dele que possa fazer o atendimento num horário ou data conveniente. Isso é algo cada vez mais comum.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software