Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

apt-get x apt

Boa tarde. Estou curioso quanto as diferenças entre digitar "apt- get", "apt-cache" ou somente "apt". Eu vi grande diferença visual entre os dois. Aparentemente, digitar somente "apt install alguma_coisa" é melhor visualmente do que usar o apt-get. O que quero saber é se tem alguma diferença a mais entre os 2 e pq todo mundo sempre usa o -get. -cache e etc ao inves de usar somente o apt?

3 respostas
solução!

Olá, bom dia!

O apt é a versão mais atual do apt-get e talvez sua maior diferençara é que ele engloba as funções tanto do apt-get quanto do apt-cache apenas com a passagem correta de parâmetros.

O apt é mais verborrágico e mais "friendly-user".

Quanto a sua duvida em relação ao apt-cache, ele é usado para verificar se determinado pacote está disponível para instalação de acordo com os repositórios atuais do seu sistema. Quando usamos o comando apt-get update, o computador verifica os repositórios disponíveis e cria uma "lista" de pacotes disponíveis para instalação, o apt-cache é usado justamente para consultar essa lista.

Você pode obter o mesmo resultado com o apt passando o parâmetro "-list".

Obrigado, Rafael! Tenho outra dúvida. Para que serve o comando "sudo apt-get -f install" ?? esse parametro -f seria para que exatemente? Vi que ele serve para corrigir possíveis problemas, mas de que forma?

Olá Andris.

O parâmetro "-f" ou "--fix-broken" é usado para tentar corrigir problemas de dependências de pacotes.

Digamos que o pacote X precise que o pacote Y esteja instalado para que ele também possa ser instalado, ao passar o parâmetro "-f" o apt-get vai tentar resolver o problema de dependência ou instalando o pacote Y ou escolhendo um substituto equivalente para ele, de novo, com base nos seus repositórios disponíveis.