Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

!apt-get install graphviz

Boa tarde,

Estou usando o Jupyter Notebook localmente na minha máquina, com o SO Windows 8 instalado na mesma. O comando "!apt-get install graphviz" funciona apenas no Linux/Unix. Alguém sabe como instalar o graphviz no windows no Jupyter Notebook ? Tentei utilizar o comando "conda install graphviz" mas também não funcionou.

Agradeço desde já quem puder me ajudar, pois não consigo ver o Gráfico da árvore de decisão plotado.

Obrigado,

Eduardo Cintra

4 respostas

Oii Eduardo! Tudo certinho por aí?

Para instalar o graphviz no jupyter notebook, primeiramente vou te pedir que feche todos seus notebooks e abra o prompt de comando do anaconda. Para acessar esse prompt, basta digitar na barra de pesquisa do menu inicial do Windows "anaconda prompt":

Imagem com fundo cinza ao lado direito e branco ao lado esquerdo apresentando o menu de opções após digitar o comando anaconda prompt na barra de busca do Windows

Em seguida, para instalar a biblioteca, digite o seguinte comando:

conda install python-graphviz

Durante a instalação pode ser que seja solicitada uma confirmação. Nesse caso, para prosseguir com a instalação basta digitar "y" quando solicitado.

Feita a instalação, abra seu notebook e tente executar novamente todas as células de código dele para ver se irá funcionar certinho :)

Caso seja gerado algum erro, você pode tentar adicionar o graphviz às variáveis de ambiente, conforme um aluno faz neste outro tópico.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou por aqui ^^

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Millena,

Obrigado pelo retorno. Mesmo com sua excelente orientação, o gráfico não aparece no jupyter notebook local.

Vou tentar pesquisar melhor qual seria o problema.

Obrigado novamente,

Eduardo Cintra

solução!

Oii Eduardo ^^

Que pena que não funcionou :(

Mas estou aqui para te ajudar a pensar em outras alternativas.

Como anteriormente você já havia executado o comando conda install graphviz pode ser que ao fazer conda install python-graphviz a instalação não tenha sido devidamente realizada. Dessa forma, vamos tentar primeiramente desinstalar a biblioteca graphviz e depois instalar novamente.

Para isso, abra o prompt do próprio Anaconda e execute o seguinte comando:

conda uninstall graphviz

Após isso, execute novamente o comando de instalação:

conda install python-graphviz

Feito isso, abra seu notebook e execute novamente todas as células para ver se tudo irá funcionar certinho.

Caso ainda assim não funcione, vou te pedir que confira se está instalando a biblioteca graphviz no ambiente base do anaconda. Porque, da forma como estamos fazendo pelo prompt, estamos instalando essa biblioteca apenas nesse ambiente, mas pode ser que seu notebook tenha sido criado em algum outro.

Você pode conferir quais ambientes possui e as bibliotecas que eles tem instaladas acessando a aba Environments:

Imagem da interface do Anaconda com a parte de Environments localizada na barra lateral esquerda destacada por uma seta vermelha e o número 1. Ao lado dessa barra lateral estão localizados os ambientes que estão destacados por um retângulo vermelho com a escrita Ambientes.

Caso nenhuma das opções anteriores funcionem, encaminhe aqui no fórum, por favor, o erro que aparece ao tentar mostrar o gráfico.

Assim eu consigo te ajudar de forma mais direcionada. Aguardo seu retorno :)

Milena,

Obrigado pela ajuda.

Funcionou agora, eu tive que instalar o grapviz pelo windows, colocar o caminho no PATH e, depois que reinicializei a máquina, funcionou corretamente.

Obrigado pelo seu apoio durante o processo.

Atc,

Eduardo Cintra