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Solucionado (ver solução)

Aprofundando no HTML ex9 e demais

João, você não é o único.

Eu fiz há um tempo o curso. As aulas são muito boas, mas eu também não sabia, muitas vezes, o que estava sendo pedido. Problema no enunciado. Aí eu olhava mesmo pra ver o que se esperava.

Se você está entendendo o conteúdo, meu conselho é que continue desta forma. Prá que mais vídeo? (isto se vc compreende o conteúdo)

30 respostas

Oi, João e Sidnei

Podemos até gravar mais vídeos, se for o caso, mas o ideal, a meu ver, seria que o enunciado fosse claro o suficiente; aparentemente não é, então gostaria de entender um pouco melhor as dificuldades que vocês tiveram para conseguir reformular os exercícios.

Sidnei, o que você olhava nas respostas que te ajudava a entender? A figura? O código? Resolveria o problema se o enunciado tivesse uma imagem de como deve ficar a página?

Luiz, na verdade não faltou imagem. Ate poderia colocar sim, pois uma boa imagem substitui um enunciado.

Eu tinha que ver a resposta mesmo, pois, me desculpa, o enunciado era ruim. O que faltava então era objetividade, coisa que perseguimos junto a nossos usuários, analistas, etc.

Não ficava claro o que se queria.

Faz um tempo que fiz e não sei apontar onde exatamente ocorreu.

Faltou eu responder o principal : eu olhava o código da resposta mesmo.

Eu tirei minhas dúvidas quanto aos exercícios lendo a explicação textual do conteúdo. Só não entendi no ex. 17 (Mais seletores de descendência)qual a diferença entre "header a" e "nav a". Eu marquei "header a" e ficou errado.

Primeiramente parabens pelo curso, é excelente, fico muito feliz em saber q tenho este suporte de tirar duvidas, pois ultimamente investi em um curso de marketing digital on line, e o resultado foi negativo, a aula demonstrativa era otima,após compra-lo o conteudo era desatualizado e todas as perguntas q eu fiz, nao tive respostas. Continuem assim, é excelente e prazeroso estudar com voces.

Vamos lá... 1 - O enunciado realmente chega a confundir quando ele pede para fazermos algo que ja foi feito no passado, exemplo no texto a seguir: "No conteúdo principal, a cor deve ser #851944. Na barra lateral, deve ser idêntica à cor do texto dessa barra, que já foi configurada no exercício anterior. Aproveite para também mudar a fonte dos links para usar a fonte "Open Sans Condensed". Eu acho confuso lembrar de açoes realizadas em um exercicio anterior para um exercicio presente.

Dando continuidade... Quando aparece uma imagem do codigo html no fundo da aula, geralmente a imagem do professor esta diferente do meu codigo, até aí é compreensivel. Porém, as vezes da uma insegurança de saber se estou no caminho certo Pois o meu ponto de partida é justamente onde finalizei os exercicios na aula passada, fiz todos os exercicios e acertei a resposta...e ao continuar na aula seguinte, vejo que esta diferente o codigo do professor com o meu. Seria legal se tivesse uma "sequencia mais padronizada " para nao perder o norte e ter q ficar deixando meu codigo igual ao do professor, da impressao que tudo que fiz nao foi correto, fica algo muito indeciso.

E para finalizar, As novas tags em Texto, existem tags que são pedidas para adiconar no enunciado do exercicio, eu acho confuso adiconar uma tag apenas lendo o q ela faz e nao vendo na pratica, pois a maioria das vezes eu tenho que ver a resposta pronta e copiar para o meu codigo html, pois só com o enunciado eu nao saberia nem onde colocar a tag no meu css ou html.

Digo isso porque estou começando do zero, e as vezes mais alunos irão passar pelo que passo. Luiz, parabens, Suas aulas são otimas e pretendo aprender muito com voce. Obrigado

Sidnei, não sei se consigo enxergar a falta de objetividade a que você se refere. Pegando como exemplo o enunciado desse exercício a que o João se referiu, como você faria para deixá-lo mais objetivo?

Liliane, não conseguiu entender nem lendo a explicação sobre a resposta certa? Se precisar de ajuda, pode abrir uma dúvida a respeito desse exercício especificamente.

João, obrigado pelo feedback detalhado! Vou ver se consigo melhorar os enunciados para não fazerem referência a exercícios anteriores.

Quanto às diferenças no vídeo, acaba sendo meio inevitável, mesmo porque vamos alterando alguns detalhes nos exercícios de acordo com o feedback dos alunos depois da gravação dos vídeos e o lançamento dos cursos, e regravar o vídeo é um processo caro e trabalhoso. No caso de diferenças muito grandes, regravamos sim mas, nesse caso, se tivesse um gabarito ao final de cada aula já ajudaria?

Por fim, quanto às novas tags, entendo que fique difícil mesmo, mas é que também é difícil falar de tudo que queremos no vídeo e, por isso, deixamos uma parte para estudo nos exercícios. Não vejo problema em você olhar o código da resposta para entender o que foi proposto, desde que você entenda com isso. Se mesmo isso não te ajudar, podemos tentar melhorar a explicação ou até gravar um vídeo, dependendo do caso. E, claro, conte sempre com o pessoal do fórum pra ajudar.

Obrigado pelo feedback positivo! :D

João, você diz

Dando continuidade... Quando aparece uma imagem do codigo html no fundo da aula, geralmente a imagem do professor esta diferente do meu codigo, até aí é compreensivel. Porém, as vezes da uma insegurança de saber se estou no caminho certo Pois o meu ponto de partida é justamente onde finalizei os exercicios na aula passada, fiz todos os exercicios e acertei a resposta...e ao continuar na aula seguinte, vejo que esta diferente o codigo do professor com o meu. Seria legal se tivesse uma "sequencia mais padronizada " para nao perder o norte e ter q ficar deixando meu codigo igual ao do professor, da impressao que tudo que fiz nao foi correto, fica algo muito indeciso.

Este parágrafo define uma dificuldade que enfrentei. Eu acho que este ponto pode e deve ser melhorado.

Isto ocorre também em outros cursos . A meu ver, uma aula deve partir do final de outra presumindo que o código vai continuar, vai ser alterado, seja lá o que for. Mas a partida tem que ser o último código.

Se não vai haver continuidade, seria legal mencionar que vamos começar um novo código.

Boa noite Luiz, Obrigado pela prontidão.

A ideia do gabarito é excelente, acho que ajudaria e muito. Eu fiquei confuso a partir do assunto " aprofundando no HTML" nesse exato momento estou reassistindo-o e vendo as respostas solucionadas, com certeza fazer toda a aula novamente vale a pena, estou descobrindo detalhes que passaram despercebidos. Estou empolgado para entender do assunto e trabalhar na area !

Muito obrigado

Luiz, este enunciado(onde você pede para eu me pronunciar) está perfeito. Como te disse, eu agora não me lembro de quais exercícios tiveram enunciados não claros. Eu também não levantei o problema; apenas concordei com o João, pois eu consegui me virar perfeitamente olhando a resposta.

Não estou procurando polêmica. Eu concordei com o João porque esta realmente é a minha opinião.

E olha que ao contrário dele tenho várias questões abertas nos fóruns sem menção de ninguém. Colegas não se pronunciar eu aceito, mas os professores devem sim se posicionar.

Por favor não me pergunte onde não obtive respostas: veja no fórum.

Vou fazer isso ainda hoje então, João! :)

Tranquilo, Sidnei! Sei que não está procurando polêmica. Também não estou querendo desmerecer seu feedback; muito pelo contrário: estou tentando entender ele melhor. Perguntei se o enunciado estava bom porque, de verdade, é difícil escrever um exercício que seja claro para todos. Às vezes o que está claro para nós não é claro para outros, não é verdade?

Quanto às dúvidas abertas, estamos sempre de olho no fórum, mas nem sempre conseguimos responder prontamente, afinal são muitos alunos e muitas dúvidas. Também damos preferência para que os seus colegas respondam pois assim eles têm oportunidade de aprender ainda mais ao ensinar outras pessoas aquilo que ele aprendeu.

Espero ter esclarecido qualquer mal entendido mas, se ainda tiver algum problema, pode entrar em contato com a gente.

oi, Luis, tá tudo bem. Suas aulas são ótimas, isto pra mim basta, rs

Abraço

Ola Luiz, estou gostando do curso mais tem alguns problemas são coisas que precisa corrigir ou melhorada, um exemplo quando e exibido um conteudo para avaliar a resposta de outro aluno não sei ao certo o que responder, sei que fala que e referente ao exercicio tal mas poderia dizer o que esta faltando no codigo ou o que esta errado por exemplo, assim podemos analisar melhor e dar uma resposta correta, acho que tambem poderia ter mais um vido no meios dos exercicios porque tem conteudo que não e explicado no video inicial.

O que Alessa disse foi o "pulo do gato" o curso seria perfeito se esses topicos que ela citou fosse melhorados, são apenas melhoria para o curso da escola que ja é bom, mas no mercado competitivo hoje, nao basta ser bom, tenho certeza q essas melhorias irão tornar o ALURA um dos sites pioneiros do Brasil de Ensino !! Pensa na proposta Luiz, Ajuda a geeente ! rsrs um abraço !

Oi pessoal,

Obrigado pelo feedback. Gostamos muito deles, pq eles nos ajudam a melhorar sempre!

Tentamos ao máximo diminuir o impacto da mudança entre um capítulo e outro! Às vezes, o instrutor muda algo porque algum exercício pediu (e ensinou isso). Mas se ficou difícil, é trabalho nosso mudar.

Sobre a parte de feedback, em breve teremos uma nova funcionalidade para isso, e tudo ficará mais claro! Vcs vão gostar! Estamos, claro, aprendendo com o feedback de vcs!

Novamente, obrigado!

Um abraço!

Eu nao estou tendo problema algum com os exercicios nem com as aulas , até agora , mas caso tenha , colocarei por aqui , uma boa maneira de fixar mais , caso vc esteja com dificuldade , é fazer anotações , ou no bloco de notas , ou em um caderninho qualquer , ajuda a fixar melhor . abrç

Muito bom o curso! está me ajudando bastante a ver conceitos que são pouco comentados nos cursos que vemos hoje em dia.

Estou gostando bastante do curso. Para algumas tags não apresentadas no vídeo, fica às vezes dúvida quanto ao melhor ponto para posicionamento (ainda que, acredito, possa haver uma certa flexibilidade quanto a isso em algumas situações... ou seja, há mais de uma solução possível e aceitável para um mesmo problema). A consulta à resposta apresentada ao final ajuda muito no entendimento da lógica da sintaxe e do posicionamento das marcações. Abs!

Uma forma interessante de fazer o curso, na minha opinião, é pegar o código da última aula (seja o seu ou fazer download do mesmo) e ir fazendo as alterações nos arquivos conforme elas vão sendo explicadas no vídeo. É o que tenho feito. Exemplo: no vídeo ele fala sobre mudar tal cor de um elemento da página, explica como isso é feito e mostra no código onde é feita essa alteração. Nesse momento, eu paro o vídeo, pego o arquivo que ele está alterando e já faço a alteração que foi explicada. É mais simples assim do que deixar tudo para o final e também fica mais fácil no exercício depois, já que normalmente os exercícios são para fixar o que fou mostrado no vídeo e como você já fez durante o vídeo fica mais simples, além do fato de você fazer duas vezes cada exercício, o que ajuda a fixar melhor o conteúdo.

Eu tentei me controlar e não voltar a este tópico.

O próprio João Ricardo, que se aquietou aqui, criou OUTRO tópico (salvo eu esteja enganado) tratando o mesmo o assunto.

Acontece que de tanto se repetir uma inverdade, esta acaba se tornando verdade. Não quero que isto aconteça, çpor isto, me desculpem pessoal do Alura, venho reforçar que a sequencia das aulas não está boa.

Todos os posts que vejo, agora, dizendo que está tudo legal são de pessoas que estão com poucos pontos, o que imagino se deva ao fato de terem feito poucas aulas.

Eu fiz muitas aulas e reforço: A continuidade entre uma aula e outra não é legal.

Mas, Mauricio Aniche, ainda aguardamos as mudanças prometidas.

Já fiz outros cursos no Alura, com outro usuário. Eu não acho que está "tudo legal", só coloquei algo que acredito ajudar enquanto os problemas levantados anteriormente não são resolvidos. Se não serve para alguém, não precisa fazer como foi dito, é apenas uma sugestão. E sinceramente eu não tenho sentido este problema de continuidade, porém talvez seja devido ao fato de eu ser desenvolvedor e trabalhar com html todo dia e estar fazendo o curso mais para aprender outras tags novas do html5 e para treinar mais a parte de front end já que trabalho mais com back-end, então é certo que a minha experiência com o curso é bem diferente comparada com alguém que está começando a aprender html. Será bem mais difícil do que para quem já utiliza, por isso achei melhor compartilhar algo que acredito poder ajudar enquanto as melhorias propostas não são implementadas. Mas novamente, segue o que foi dito apenas quem quer.

Como criador desta discussão e da outra que tratam do mesmo foco, venho informar pra quem esta acompanhando desde o inicio todo este feedback, o Propio Luiz me perguntou se um gabarito ajudaria a se "Posicionar" no curso. Eu disse que sim, e ele inseriu o mesmo, agora ao iniciar as aulas do Html sempre temos a opção de fazer um download do codigo do professor da ultima aula para comparar, corrigir e atualizar nossas lições. Esta ferramenta foi muito util, e graças a ela estou conseguindo continuar as aulas. Para mim, Acho que este assunto foi resolvido e poderei cita-lo como encerrado.

João, quando o Luiz disse "vou fazer isto hj" eu pensei que estava falando do gabarito que já existia,

Se ele criou o dowload da aula anterior, pra mim também está mais do que resolvido.

Desde que isto se propague nos cursos em geral onde isto acontece. Por exemplo o Curso de Java.

Colegas, até o momento não estou tendo dificuldades. Antes de iniciar o curso, li (não completo, mas vários capítulos) do livro HTMl5 e CSS3 - Elizabeth Castro e Bruce Hyslop, o qual me ajudou a entender que a proposta do HTML5, que é deixar nossas páginas mais semânticas. Recomendo a leitura em paralelo ao curso, tem uma linguagem muito acessível, acredito que possa ajudar. Abraços!

poderia botar o texto como tem no modulo de html explicando oque você faz no video e no final o texto

Elas estão a caminho, sim! :)

Os videos são muito bons, mas algumas vezes os exercícios tem comando que não são explicados nos videos. Quando isso acontece, corro para a internet.

solução

Oi Rodrigo,

Aí nesses casos, nos avise, pq atualizamos o texto do exercício! :)

Um abraço,

Maurício,

Encontrei em alguns casos a mesma situação que o Rodrigo, as vezes encontrava coisas no texto que não era falado no vídeo e coisas no vídeo não explicadas no texto.

Mas para podermos dar um retorno melhor como disse um colega ao longo da discussão, lembrar o ponto as vezes é difícil, seria interessante ter a possibilidade de fazer um comentário (opcional) a cada exercício.

Olá pessoal, que maravilhoso este fórum, quanta opinião de qualidade e uma discussão saudável, sinto que fiz um belo investimento começando a fazer os cursos aqui da Alura.

Bom, até o momento não tive problemas, não sei se é porque já entrei com as mudanças feitas, mas em fim, quero deixar meus parabéns ao professor Luiz e aos responsáveis por esta plataforma de ensino, é simplesmente fantástica.

Eu estudo da seguinte forma:

Assisto o vídeo sem interrupções, e em seguida leio o texto relacionado ao vídeo, quantas vezes forem necessárias, para que eu possa entender bem o conteúdo. Depois disso começo a fazer os exercícios, faço e busco entender passo a passo tudo que está acontecendo, que está sendo alterado (as vezes busco informações no oráculo Google, para me aprofundar mais em determinados assuntos), no geral, estou muito satisfeito!!

“Uma visão sem ação não passa de um sonho. Ação sem visão é só um passatempo. Mas uma visão com ação pode mudar o mundo”.

Pessoal, estou tendo muitas duvidas nas explicações para a realização dos exercicios, estou chegando a um ponto de estar muito confuso quando pede para fazer os exercicios desse nivel, eu só consigo entender se eu ver a resposta para depois compreender a logica, Seria legal se o Luiz fizesse mais videos explicativos e não somente um unico video. Eu sou o unico q passa por isso no curso ?