Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Aprofundamento técnico

Quando o alinhamento entre os desenvolvedores no planning não é suficiente e o requisito de negócios está claro mas requer uma análise maior de sistemas, é uma boa pratica colocar uma tarefa de análise na sprint? E se ok colocar a tarefa de análise na sprint e descobrir que ela de fato é mais complexa que o esperado? O que fazer com as demais tarefas do sprint que dependem desta análise? Não sei se ficou claro, mas era uma dificuldade onde trabalhava,. Ex. PO vinham com uma user story do tipo "Eu como gerente quero abrir uma conta corrente para pessoa física", só que por traz dessa US haviam uns 20 sistemas Impactados.

1 resposta
solução!

Olá Rodrigo,

tem algumas estratégias que você pode tomar dependendo do contexto. Vou dar umas sugestões que você pode experimentar. Ou então você se basear nestas ideias e testar uma nova.

Como você comentou, na hora de quebrar as tarefas você pode ter uma delas para fazer uma análise da arquitetura como um todo. E errar a estimativa de esforço e dificuldade acaba sendo relativamente comum em historias complexas como essa dado que seu grau de incerteza é bem grande. Nestas situações em que erramos na expectativa, você pode conversar com o PO e ver dele talvez repriorizar as histórias e tarefas para deixar esta parte mais complexa para ser feita depois e não travar o que ainda tinha sido planejado para a sprint. Ou se esta user story é algo prioritário pro PO , acaba já deixando ele a par da situação e avisado que talvez nem todas as tarefas prometidas na sprint serão entregues por conta deste imprevisto. Aí na retrospectiva o time discute como evitar que este problema ocorra novamente e tomar mais cuidado também na hora de estimar no próximo planning.

Outra coisa que você pode tentar é no planning, quando o cliente apresentar uma user story complexa, tentar quebrá-la em mais user story menores e priorizá-las. Que aí você consegue negociar de entregar uma parte nesta sprint e outras ficam para as próximas.

Mais um ponto nesta situação é que se uma tarefa dessas acaba impactando tantos sistemas isso já é um indicativo de que talvez a qualidade do código não esteja tão boa, porque existe um alto grau de acoplamento dado que tantos lugares serão impactados. Então talvez valha a pena negociar com o PO de fazer refatorações no código nas próximas sprints para subir a qualidade do código, dado que isso pode fazer com que as próximas histórias e tarefas tenham uma menor complexidade.

São algumas ideias sobre o que eu tentaria fazer. A chave aqui é você ir testando ideias de como resolver o problema é ver qual acaba servindo para o seu contexto.